ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES ORGANIZA I CONVÍVIO
Atualizado em 08/04/2022No passado sábado, dia 11 de junho, a Associação Cultural, Desportiva e Social dos Trabalhadores do Município de Monforte (ACDSTMM), recentemente fundada, realizou na Herdade da Famaguda, em instalações cedidas pelo respetivo proprietário, o seu primeiro Convívio no qual participaram dezenas de funcionários e alguns familiares que tiveram oportunidade de desfrutar de diversas atividades programadas, de entre as quais destacamos a “pesca”, durante a manhã, na barragem da herdade e o almoço com porco grelhado fornecido por um funcionário da autarquia. Refira-se, aliás, que este I Convívio de Trabalhadores e Familiares da Câmara Municipal foi preparado sem quaisquer custos para a Associação, pois cada participante se disponibilizou a colaborar e a contribuir com a oferta de algo (vinho, cervejas, sumos, águas, pão, enchidos, saladas…).
O Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e o Presidente da Direção da ACDSTMM, Vitor Carreiras, nas suas intervenções, congratularam-se pela realização deste encontro e ambos realçaram a ocasião que se gerou para que os trabalhadores e familiares pudessem encontrar-se num ambiente festivo marcado, sobretudo, pela boa disposição.
Gonçalo Lagem afirmou que, “considerando os interesses coletivos que proclama, o aparecimento desta coletividade torna-se de extrema utilidade e emerge, precisamente, numa altura em que certos valores devem ser preservados e defendidos” e enalteceu os seus objetivos, sublinhando a forma como a função social que pretende vir a assumir é destacada nos estatutos.
A Associação tem por fim a solidariedade entre os beneficiários e seus familiares, a sua formação cultural, desportiva, social e profissional, a sua informação e consciencialização quanto aos seus direitos e deveres perante a comunidade em que estão inseridos, bem como a assistência em todas as modalidades que não estejam previstas em diplomas legais aplicáveis aos trabalhadores da Administração Local.
Podem ser seus associados os trabalhadores da Câmara Municipal de Monforte, em efetividade de funções ou na situação de aposentados, o Presidente, os Vereadores e os trabalhadores da própria Associação. Podem ainda inscrever-se, como associados, os trabalhadores das Juntas de Freguesia do Concelho de Monforte e os cônjuges dos associados que não disponham de associações que prossigam os mesmos fins.