“ALMA DE POETA” NAS FESTAS DE SANTO ALEIXO
Atualizado em 08/04/2022Integrado no programa das Festas de Santo Aleixo, uma das quatro freguesias de Monforte, decorreu, no dia 20 de agosto, na Casa da Cultura de Santo Aleixo, a partir das 10.30h, o lançamento do livro da autoria do poeta santoaleixense Manuel João Gaspar que, agora, com 86 anos de idade, viu publicado este registo de muitas das suas vivências e lembranças de usos, costumes e tradições de antigamente.
Intitulada “Alma de Poeta”, a obra foi editada pela Câmara Municipal de Monforte, juntando-se à coleção de títulos bastante diversificados que têm a chancela da autarquia. Sublinhe-se, ainda, que os direitos sobre a obra foram cedidos ao Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, determinando-se que as receitas resultantes da sua venda reverterão exclusivamente a favor dessa instituição de solidariedade social.
Ficando a cargo dos filhos do poeta, Aldina Cortes Gaspar e José António Cortes Gaspar, a apresentação do livro realizou-se na presença de outros familiares, amigos e vários convidados, e contou com as presenças de Mariana Mota, Vereadora da Cultura do Município, e do Padre Joannes, Pároco do Concelho e o Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, que se juntaram, na mesa de honra, ao autor.
A sessão ficou marcada por alguns momentos de maior emoção, sobretudo quando os filhos e os netos do poeta recitaram alguns dos seus poemas, que apenas os excertos musicais da concertina de Francisco Perdigoto, que se iam intercalando, conseguiram atenuar.