ALENTEJO REFORÇA A SUA OFERTA TURÍSTICA NO CONCELHO DE MONFORTE
Atualizado em 02/06/2014O Torre de Palma Wine Hotel, unidade hoteleira de cinco estrelas localizada junto a Vaiamonte, em Monforte, abriu oficialmente portas, no dia 21, numa cerimónia de inauguração que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, entre várias outras entidades da região.
Assinado pelo arquiteto João Mendes Ribeiro e com decoração de Rosarinho Gabriel, este empreendimento turístico tem como inspiração o modo de vida da população das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma, baseado na criação do cavalo lusitano e na produção de vinho, que é o mote desta unidade hoteleira.
Com 19 unidades de alojamento, no Torre de Palma Wine Hotel os espaços da histórica herdade ganham nova vida: as antigas casas dos ganhões transformam-se em oito suites; o anterior armazém é agora um Loft Rural com cinco quartos; o antigo celeiro ganha cinco quartos; e acresce ainda a Suite Principal.
No Torre de Palma em destaque estão também espaços como a adega, restaurante Basilli, a zona SPA e salas de Saúde & Bem-estar, a capela, espaços corporate e para eventos, o picadeiro e horta biológica.
Ancorada num vasto leque de experiências, a estadia nesta unidade hoteleira pretende levar o turista a descobrir os segredos do Alentejo genuíno.
Entre as ofertas destacam-se os programas aventura & cultura com atividades aquáticas, passeios de balão de ar quente, passeios históricos e culturais pelas aldeias, vilas e cidades alentejanas, passeios de jipe, trilhos de BTT e passeios de Moto 4.
A natureza e a oferta do Alto Alentejo é também um dos enfoques destas experiências com a Natureza visitas à Coudelaria de Alter Real e passeios a cavalo, falcoaria e workshops, birdwatching, observação de estrelas e trilhos pedestres por Torre de Palma.
Com a gastronomia e vinhos a serem o ex-líbris do Torre de Palma Wine Hotel os jantares vínicos no Restaurante Basilii, as provas de vinhos, os workshops vínicos, a vindima, os ateliês de gastronomia alentejana e workshops de agricultura biológica são algumas das opções ao dispor do hóspede.
Para além da unidade hoteleira, o projeto Torre de Palma envolve ainda a criação de uma marca de produtos, que visa promover o que de melhor há no Alentejo. O vinho Torre de Palma, que também foi apresentado e degustado no decorrer da inauguração, será aqui o grande destaque, com assinatura do enólogo Luís Duarte. Vinha, adega, sala de barricas, sala de provas, zona de produção e diversas atividades recreativas e culturais em torno do vinho fazem deste o ex-líbris de Torre de Palma.
Os primeiros passos deste projeto vínico foram dados em 2011, com um vinho produzido e selecionado para assinalar 2014 como ano da inauguração do Torre de Palma Wine Hotel.
A marca Torre de Palma contará também no seu portfólio com azeite, enchidos, queijo, mel, compotas, produtos de saúde & beleza que, para além de estarem à venda em vários pontos comerciais, estarão em destaque na loja localizada na unidade hoteleira.
O projeto Torre de Palma tem como objetivo valorizar o Alto Alentejo e criar valor acrescentado para uma região ainda por descobrir, de acordo com os seus mentores Ana Isabel Rebelo e Paulo Barradas Rebelo, presidente da farmacêutica Bluepharma.
Este projeto criará cerca de duas dezenas de postos de trabalho diretos e com vários fornecedores e colaboradores externos, com primazia para as pessoas do local. O investimento global é de seis milhões de euros, comparticipados com apoios ao abrigo do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), Turismo de Portugal e InAlentejo.
«Temos uma forte ligação familiar a esta zona do país, mas apaixonámo-nos por completo por Torre de Palma quando, do seu cimo da torre, vimos a beleza do pôr-do-sol. Como somos pessoas de projeto, inspirados na história desta zona e na própria história desta herdade, cuja origem remonta ao ano de 1338, quisemos devolver-lhe toda a sua magia e criar aqui um empreendimento único no Alto Alentejo, uma zona com um enorme potencial turístico», revelam os empreendedores, Ana Isabel Rebelo e Paulo Barradas Rebelo.
No discurso inaugural, Ana Isabel Rebelo recordou este dia foi o culminar de um projeto iniciado há seis anos, e que resultou num espaço «inspirado na magia do seu passado senhorial e no modo de vida dos romanos que aqui tão perto marcaram», que pretende ser uma «imagem de marca do Alto Alentejo, cujo potencial é enorme», referiu.
Os promotores deste projeto esperam que quem visite o Hotel Torre de Palma «se sinta em casa, como nós nos sentimos desde o primeiro dia. Aqui os dias longos tornar-se-ão curtos porque para além do alojamento e de comodidades temos preparadas variadas atividades para levar o visitante a descobrir os segredos deste Alentejo genuíno», explicou Ana Isabel Rebelo.
É ainda de realçar que no restaurante da unidade hoteleira serão servidas «iguarias únicas de tradição alentejana sob a responsabilidade do nosso experiente Chef alentejano Joaquim Ramalho que utilizará os produtos da nossa horta e pomar, o nosso azeite, queijo, enchidos, mel, compotas, entre outros sabores. Tudo isto conseguido com a rede que criámos com os melhores parceiros locais», revelaram, afirmando ainda que está projetada uma coudelaria «onde faremos criação do cavalo lusitano – área em que estamos a dar os primeiros passos».
Por fim, Ana Isabel Rebelo concluiu frisando que o nosso objetivo «foi criar um projeto autosustentável criando rede e mais-valia para a região, colaborando assim para um turismo responsável».
“Monforte saberá agradecer tamanha aposta”
O presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, aproveitou a ocasião para afirmar que «o concelho de Monforte saberá agradecer tamanha aposta nos seus recursos endógenos», e agradeceu o facto dos promotores deste projeto terem apostado na recuperação de «um património histórico, cultural e arquitetónico impar e importantíssimo para o concelho», e desejando «muitas felicidades e sucesso», constatou também que «o vosso sucesso é inequivocamente o nosso sucesso. Oxalá estejamos à altura e que esta inauguração seja catalisadora de novos e mais investimentos. Monforte e a sua população merecem-no», concluiu o autarca.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, elogiou todo o empenho e a dedicação com que os promotores deste projeto trabalharam e frisou que «quando há quem tenha a coragem de investir numa unidade de excelência como esta, com alma e coração, nós como gestores públicos só temos que agradecer e enaltecer quem investe na nossa região, na excelência e na qualidade».
O Secretário de Estado do Turismo também fez questão de elogiar esta nova unidade hoteleira de excelência, e reforçar a importância do sector do turismo no desenvolvimento da economia social, dando como exemplo que «20% do emprego criado o ano passado em Portugal foi no sector do turismo».
(Fonte: Jornal Alto Alentejo)