AGIR3G MONFORTE DESTACA INICIATIVAS REALIZADAS EM ABRIL
Atualizado em 08/04/2022



















De entre o relatório de atividades desenvolvidas durante o mês de abril pela operação AGIR3G/Monforte, a respetiva coordenadora, Vera Batista, destacou duas iniciativas cujos objetivos e resultados alcançados a responsável considerou bastante proveitosos, designadamente as Comemorações do Dia Internacional do Cigano – Semana da Interculturalidade EAPN Portugal e a ação dirigida especificamente aos alunos da turma PIEF que estão a concluir o ciclo de ensino e aos quais foi dado a conhecer a oferta formativa oferecida pela Escola de Hotelaria e Turismo e Centro de Formação Profissional do IEFP, de Portalegre, que visitaram acompanhados por Vera Batista, pela TIL (Técnica de Intervenção Local) do Agrupamento de Escolas de Monforte, Ana Louro, e a Animadora Elisa Esperança.
O programa desta visita a Portalegre, que se realizou no dia 14, dividiu-se em duas partes. A manhã foi preenchida na Escola de Hotelaria, onde o grupo de 6 alunos e as referidas técnicas foram recebidos pelo Professor Avelino Luís que começou por fazer uma caracterização da oferta formativa e especificou aspetos que, no contexto da ação, interessou valorizar, tais como as saídas profissionais. O grupo foi, entretanto, convidado a participar num “Mini Workshop” de Decoração com pasta de açúcar, orientado pelo Chefe Pasteleiro Cristiano Louro e a visitar as instalações. Depois de almoçarem no refeitório, dirigiram-se para o Centro de Formação Profissional, onde eram aguardados por Berta Miranda, Técnica Superior de Serviço Social, que, enquanto os guiou para conhecerem os vários espaços (salas de aulas e oficinas), foi prestando esclarecimentos sobre os cursos aí lecionados.
Relativamente às Comemorações do Dia Internacional do Cigano – Semana da Interculturalidade EAPN Portugal, que decorreram dia 08, nas instalações da sede do Agrupamento de Escolas de Monforte, Vera Batista informou que as iniciativas integradas no programa foram organizadas em parceria com esse Agrupamento e, também, com o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal, iniciando-se com uma sessão de sensibilização sobre a “Declaração Universal dos Direitos do Homem” (versão para crianças), dinamizada por Isabel Lourinho, técnica desse Núcleo Distrital e incluiu uma intervenção de Luísa Panaças, a Coordenadora do mesmo Núcleo e Professora na Escola Superior de Educação de Portalegre, que falou sobre a sua convivência com pessoas de etnia cigana.
Seguiu-se a inauguração de um mural alusivo à Igualdade/Interculturalidade, composto por desenhos de alunos do Agrupamento de Escolas de Monforte, elaborados a partir do tema proposto “Conceções do ‘ser cigano’”.
No final, foi ainda inaugurada outra exposição subordinada ao tema “A discriminação é falta de educação”, e que consistiu na divulgação de materiais usados numa campanha promovida pela EAPN Portugal com o objetivo de “desmistificar um plural (‘os ciganos’) supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar um todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de preconceitos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências”. Todavia, a exposição também tem como objetivo assinalar o Dia Internacional do Cigano.