TOMADA DE POSSE DA ASSEMBLEIA E CÂMARA MUNICIPAL
Atualizado em 01/07/2022A Sessão Solene de Tomada de Posse e Instalação dos Órgãos Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Monforte para o Mandato 20/2021 realizou-se no dia 16 de outubro, a partir das 20.30h., no Auditório do Agrupamento de Escolas de Monforte, onde compareceram centenas de populares, familiares e amigos dos eleitos e representantes de inúmeros organismos públicos e privados, que quiseram testemunhar o ato e felicitar todos os eleitos.
A Câmara Municipal ficou constituída por quatro mandatos da CDU, distribuídos pelos mesmos eleitos para o quadriénio anterior, nomeadamente Gonçalo Lagem, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, e por um Mandato do PS assumido por Maria Fonseca da Silva.
Para além dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, que têm assento por inerência na Assembleia Municipal, designadamente, Manuel Poeta (CDU), de Assumar, Pedro Bagorro (CDU), de Monforte, António Raposo (CDU), de Santo Aleixo, e Joaquim José Peixe (CDU), de Vaiamonte, integram o Órgão Deliberativo do Município os seguintes membros eleitos diretamente: Rui Maia da Silva (CDU), Joaquim Gabriel Martins (CDU), Miguel Rasquinho (PS), Maria Cecília Nisa (CDU), Natércia Monteiro (CDU), Carlos Moreira (PS), Pedro Cristóvão (CDU), Rui Castro (CDU), Sandra Capitão (PSD), Mónica Saias (PS), Susana Simões (CDU), Maria do Carmo Abreu (Chega), Nuno Barradas (CDU), Vera Pegacha (CDU) e José Silva (PS).
Depois de ter sido instalada a Assembleia Municipal, elegeram-se, para constituir a Mesa, Rui Maia da Silva, Natércia Monteiro e Susana Simões, ocupando, respetivamente, os lugares de Presidente e 1ª e 2ª Secretárias.
TRANSCREVEMOS NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL:
Sr. Presidente da Assembleia Municipal, anfitrião desta noite.
Caro Sr. Padre Ronildo e Padre Abílio
Caros Munícipes
Caros colegas da Câmara
Caros colegas de Executivo
Caros Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.
Ex.mo Sr. Comandante dos BVM
Ex.ma Sr.a Sub Delegada do IEFP
Ex.mo Senhor segundo comandante da GNR Tenente Coronel Luís Paliotes Fera
Ex.mo. sr. Capitão do Destacamento Territorial de Elvas, João Lourenço. Caro Comandante do Posto da GNR de Monforte
Exmo sr. Segundo comandante do Regimento de cavalaria 3 de Estremoz, Major Carlos Figueira
Caros amigos e muitos vieram de longe para estar aqui hoje neste importante e histórico momento solene.
Caros Empresários
Caros representantes de instituições, entidades, Associações e empresas.
Uma saudação também para a comunicação social aqui presente.
Abreviando mesmo…… Amigos, muito obrigado por terem vindo.
Tem hoje início um novo mandato autárquico.
Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e Camara Municipal. Inicia-se hoje um novo ciclo. Terminando também hoje, reflexo da expressão do povo no pretérito dia 26 de Setembro, um outro ciclo.
Apresentaram-se a eleições 4 Partidos CDU, PS, Chega e PSD.
A partir de hoje os 4 partidos que verdadeiramente interessam, são: Monforte, Santo Aleixo, Assumar e Vaiamonte.
O povo falou e falou claro. Deu uma vitória bem expressiva, inequívoca e mais uma vez Histórica. Uma percentagem nunca antes alcançada na Câmara Municipal, e maiorias absolutas em todas as Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal à Coligação Democrática Unitária, CDU.
Não gosto da palavra líder…..Apesar de reconhecer que é necessária liderança e nessa condição estou eternamente grato a todos quantos fizeram parte desta vitória.
Começando na equipa de pessoas extraordinárias que deram corpo às listas e em quem a população confiou….. a todos aqueles que nos acompanharam nas ações de campanha, do primeiro ao último minuto, equipa inesquecível que transformou a exigente e muito desgastante campanha em dias de autêntica alegria, amizade, entrega e união! A Lealdade e a gratidão são dos valores que mais prezo na vida…e quero personificar em cada um dos vossos rostos tão nobres valores…..Muito obrigado!!!!! Valeu a pena! A Amizade e a união valem sempre a pena!!!!!! Uma salva de palmas para vocês….. Esta vitória é vossa!!!! Foram inexcedíveis!!!!!
A todos quantos aceitaram subscrever a nossa lista de apoiantes, todos foram importantes! Mas permitam-me uma referência ao Dr. Ângelo Ferreira, ao Dr. Ricardo Matos, ao Dr. Hugo Capote, ao Dr. Carlos Crespo, ao Eng. Francisco Mendes Godinho, ao Prof. Helder Cortes, ao Luis Aleluia e ao João Benedito…. Muito obrigado pelo vosso apoio, amizade e confiança!!!!!!!!
E por último….. mas o nosso único e exclusivo foco! Aos munícipes do nosso Concelho de Monforte. Ser avaliados pelo trabalho que fizemos no último mandato, com todas as exigentes, novas e particulares ocorrências….e obter este resultado…só podemos estar muito gratos e felizes.
Acredito que foi o trabalho desenvolvido, as inúmeras obras que se concretizaram, os investimentos captados…. Os resultados financeiros, a criação de postos de trabalho, colocando o desemprego em mínimos históricos…..mas tenho a certeza que o que continua a fazer a diferença é a proximidade, a disponibilidade, a abertura e o fácil acesso a todos os eleitos….a bondade e a honestidade.
A todos os recém eleitos e que tomaram hoje posse: Tomar posse é assumir um compromisso perante as pessoas. É honrar os nossos antepassados que conquistaram a democracia, alguns até com a própria vida…… Então vamos lá dar o exemplo, vamos lá viver para os nossos concidadãos. Vamos lá abdicar de dias mais confortáveis e estar atentos às necessidades, próximos de quem mais precisa. O nosso propósito a partir deste compromisso é estar ao lado das pessoas. É onde houver uma pessoa ou família que precise, nós temos que ser os primeiros a chegar. Haverá local mais confortável de que ajudar quem precisa. Do que fazer a diferença na vida dos nossos pares? Honrem sempre a confiança que em vós foi depositada. Com dedicação, com empenho, com resiliência e abnegação, com seriedade e entrega. Trabalhem para fazer bem ao colectivo, não usem o colectivo nunca, para fazer bem a vocês próprios….. Dêem, ajudem, apoiem, cuidemos dos nossos! Vocês são os eleitos para desempenho de tamanha nobreza….. servir.
Para haver quem ganhe, em política, tem que haver também quem não ganhe…… por isso uma palavra de grande apreço para quem não ganhou e para os seus familiares. Só as pontes fazem sentido para unir e aproximar….. tenho a certeza que vamos fazer esta travessia, de forma ligada, contando obviamente com a vossa ajuda e valor. Bem hajam!
Não temos a varinha mágica nem a rápida solução para os problemas….. mas temos o conhecimento profundo e a estratégia que acreditamos serem contributos preciosos para a possível solução. O Concelho de Monforte é hoje um Concelho diferente, do que o que encontrámos há 8 anos atrás. Desemprego em mínimos históricos, sustentabilidade financeira do Município, investimentos públicos e privados em máximos também históricos.
A estratégia assenta sobretudo na defesa da nossa identidade, sim….. a identidade destes territórios, do interior teimosamente esquecido pelo poder central, poderá estar em causa…. Envelhecidos, desertificados….A julgar pelas conclusões dos últimos censos, fazer uma regra de 3 simples e projectar a demografia num prazo de 50 anos, o nosso desaparecimento poderá estar à vista……Ou invertemos esta realidade e apostamos de forma clara na essência de um povo e no seu enorme potencial, rejeitando as migalhas e reivindicando estrutura e investimentos diferenciadores e majorados…. Ou será para os nossos pais e avós, uma enorme ofensa à sua memória dar por desperdiçado o sabor envinagrado de muitas açordas que comeram, regadas apenas com o seu suor e as suas lágrimas…… os seus sacrifícios, as suas privações e dificuldades ímpares que de forma consensual, sabemos que passaram…..
Investimentos arrojados, diferenciadores, que gerem riqueza, que criem postos de trabalho, que tragam pessoas para sustentar os negócios resilientes que existem e que surjam novas oportunidades de negócio, para haver fixação de novas pessoas, constituição de novas famílias valorizando definitivamente as terras que amamos, onde reconhecidamente se vive bem. Onde as crianças têm condições de excelência, na escola, no ATL gratuito por nós criado até ao 1 ciclo, no apoio diário ao estudo com respostas únicas também por nós desenvolvidas. Onde a Habitação é possível para todos os cidadãos, mais e menos capacitados financeiramente. Onde os idosos são cuidados, quer nas instituições (uma palavra de apreço a todas as IPSS’s e a todos os seus profissionais….. e à dedicação que emprestam aos nossos seniores, onde as parcas remunerações em nome da sustentabilidade das respectivas casas e não onerabilidades acrescidas às famílias, dinheiro nenhum no mundo paga o amor, o carinho e o afecto, a higiene e a comida à boca daqueles que agora precisam. Desempenham um trabalho vital….. e mais uma vez o meu reconhecimento e gratidão de forma pública)
O projecto pioneiro em Monforte e referência nacional do cartão abem, rede solidária do medicamento, onde os medicamentos são gratuitos para os idosos com menos rendimentos….. as carrinhas SOS Idoso.
As bolsas de estudo valorizando os jovens que frequentam o ensino superior e as suas famílias, apostadas e determinadas num futuro diferente para os seus filhos……
A sustentabilidade, conforto e constantes incentivos aos nossos Bombeiros….
O nosso Futebol Clube Monfortense, há 3 anos na II liga nacional e o notável trabalho com as nossas crianças…..
O apoio aos nossos agricultores, como por exemplo o arranjo anual de todos os caminhos rurais.
O nosso Centro de Recuperação de Menores no Assumar e a sua Obra grandiosa tocada por Deus. Também com mais investimentos em novas valências e respostas.
As notáveis e maiores empresas do nosso Concelho, as agropecuárias, as veterinárias, as adegas vitivinicolas, a Montifumeiro, a magnífica Fertiprado e o que ela representa para todos nós….. a Carola & Borralho, a Oleoalegre, a Urbigav, prestes a instalar-se a TML transportes. Aproveito para agradecer a presença dos representantes destas empresas.
Na área do turismo, o premiado Torre de Palma Wine Hotel, a quinta dos amarelos, o Assumar Country House, o Aleixo’s House, o Rosa Estates, 2 novos empreendimentos turísticos em Santo Aleixo, prestes a iniciar, bem como o turismo de habitação na Rua 25 de Abril em Monforte, o Monte do Outeiro no Assumar e o Hotel, antigo Palma Hotel em Monforte, todos já com processo de licenciamento no Município. Cumprimento também de forma calorosa muitos dos representantes destas unidades hoteleiras, agradecendo-lhes as fortes apostas no nosso Concelho.
Um dos maiores parques fotovoltáicos do País, está a nascer em Santo Aleixo, num investimento de 120 milhões de euros e no período da sua instalação, que se estima em ano e meio, irá ter 450 pessoas a trabalhar, mais uma oportunidade para o Concelho….
A primeira Central de Hidrogénio verde do País, já aprovada, é também no Concelho, Freguesia do Assumar, em mais um investimento de 14 milhões de euros……
Relembro-vos que há 8 anos atrás, Monforte não estava dotado de nenhum auditório, pois bem…. Hoje temos 2…. Este, onde nos encontramos, pertencente à escola, o maior investimento de sempre do Município, e o do Cefus, outra grandiosa obra que concretizámos e onde instalámos a Universidade Sénior, que é uma referência para o País…….. o Lar de Santo Aleixo…. Não quero ser exaustivo……
Já iniciámos mais contactos, com vista à fixação de novas empresas na ampliação da Zona Industrial. Dia 27 e 28 deste mês, vai ter lugar a feira do Emprego, organizada pela magnífica equipa do CLDS, de forma inteligente e oportuna…… Em Conjunto e parceria, quer com a Universidade Lusíada do Porto, que esta semana conviveram conosco 20 alunos desta instituição, quer com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto da Construção, estamos a trabalhar num projecto extraordinário que já mereceu a aprovação da CCDR, que consiste na criação do Centro Tecnológico e de Investigação de Construção sustentável, articulando as novas tecnologias ao conhecimento ancestral na eficiência e uso de todos os recursos. Agradeço a presença aqui hoje também do Prof. Bruno Marques e Miguel Malheiro.
A cercitop voltou a entrar em contacto conosco e vislumbra no PRR o financiamento para o projecto já aprovado na Câmara e vem igualmente acrescentar mais valor e gerar mais riqueza.
Começou esta semana a requalificação da casa do prior, respeitando a memória colectiva e a importância histórica e cultural que representa, irá ter início também dentro de poucas semanas, a estrada/variante, que ligará a estrada de Arronches e a IP2, estão em curso as estradas da Fonte da Vila à IP2 no Assumar e a de Santo Aleixo à Orada, o Centro de Recolha animal…., O Centro Interpretativo dos magníficos painéis de azulejos, que retratam a vida e os milagres da Raínha Santa Isabel, requalificando igualmente outro edifício do centro histórico de inestimável valor….. ao longo deste mandato, teremos obrigatoriamente que iniciar e terminar a remodelação da rede de águas e esgotos e pavimentação de todas as ruas de Santo Aleixo, o pavilhão 25 de Abril no Assumar, o Museu da memória Vaiamontense…a sinalética de trânsito, informativa e turística uniformizada em todo o Concelho…….. e muitos, muitos outros projectos visando sempre as pessoas, o nosso principal propósito.
Só com esta dinâmica, reconhecida e agora reforçada, conseguimos atingir o nosso objectivo. Sustentar os negócios existentes e resilientes, dos empreendedores locais daqueles que dependem da circulação de pessoas e da prosperidade do seu sector para obter sustento das suas famílias. Com dinâmica, empresas, investimentos públicos e privados, estamos a contribuir e ajudar os cafés e restaurantes, a necessitar das oficinas e dos postos de Combustíveis, cabeleireiros, comércio, padarias…. Todos ganhamos….a rentabilização do parque habitacional….. e por conseguinte a requalificação dos centros históricos e do património privado…. Este é o modelo e a visão de gerência que temos felizmente operacionalizado. E sim…… é compatível com o turismo e com a valorização do nosso Património Histórico, Religioso, Arquitetonico, cultural e ambiental….a prová-lo estão as referidas e maiores intenções de investimento nesta área.
Problemas, claro que os temos, dificuldades, são o nosso dia a dia…..mas estaremos cá, sempre, vos garanto, mediando o que separa o problema e a solução com a atitude e humildade necessárias, gerindo e actuando com responsabilidade e equilíbrio, com inteligência e oportunidade.
É o que vamos dentro das próximas semanas apresentar aos nossos parceiros, IHRU, Segurança Social, IEFP e Ministerio da Administração Interna, articulando a Estratégia Local de Habitação, já aprovada e o Contrato Local de Segurança num desafio pioneiro de realojamento, emprego, educação e cultura integrada e integrativa, direcionada para as famílias de etnia cigana. Ao longo das últimas décadas, foram empenhados um sem fim de recursos, Humanos, sociais, financeiros sem consequência, ou na maior parte das vezes sem resultados…. Esta estratégia assenta, não mais em onerar o erário público oferecendo o peixe…..vamos oferecer sim, a cana e ensinar a pescar. Exigimos participação e reciprocidade. Só assim haverá compensação. Vai dar trabalho??? Claro que sim! Será um caminho árduo e complexo??? Não tenho dúvidas! Mas é para isso que aqui estamos. O que não quero para os meus filhos, não quero para os filhos de ninguém….. e todos reconhecemos os problemas, as carências e as dificuldades em redor deste tema.
Só juntos, conseguiremos alcançar, conquistar, vencer….. em Comunidade e com o apoio das nossas famílias!!!!!! É desgastante e lesivo sobretudo para os nossos……
Bernardo e Guilherme….. o pai ama-vos acima de qualquer coisa…. Daria a vida sem hesitar por vocês os dois….. o Pai cuida de vocês…. Mas está muito ausente….. percebam sempre ao longo da vossa vida que também tenho a responsabilidade de cuidar de outros Bernardos e outros Guilhermes, que são todas as crianças com as mesmas necessidades e ambições que as vossas…. Que as minhas faltas e ausências sejam por vós interpretadas e traduzidas em orgulho num pai que vocês aprenderam a partilhar com os outros…..quando assumi estas funções…. O Bernardo tinha 1 ano…… o Guilherme nasceu em 2015 e só conheceu o pai Presidente de Câmara.
Não me canso de invocar a Dr.a Vera Sampaio, filha do Presidente Jorge Sampaio que faleceu há um mês e que nas suas palavras nas cerimónias fúnebres disse. “O meu pai sempre foi muito mais exigente conosco, do que com os outros…. Mas muito mais generoso com os outros do que propriamente conosco…. É tão…. Mas tão isto….. servir a causa pública tem que ser isto……
O Pai ama-vos muito! Meu B e meu Gui……
Inês: Tu és o Amor da minha vida! Contigo aprendo todos os dias. A ti me seguro quando me desequilibro, em ti me inspiro, na serenidade contagiante que faz parte do teu carácter. Agradeço todos os dias a Deus por te ter colocado no meu caminho….. e se me permitem todos os presentes….. dedico-te esta grandiosa vitória…. Porque também é tua…. E só tu sabes o que eu sofro e me interesso para ajudar os outros….. simplesmente para exercer a função que foi confiada! Amo-te muito Inês!
Ao Saião, à Mariana, ao Emídio, ao Isaque e à Sandra, companheiros de tantas angústias….sofrimento e…. Partilha….a vocês só vos digo….. obrigado!!!!! Enquanto munícipe, obrigado pela vossa competência, pelo vosso esforço, pela vossa maneira de ser e estar….. enquanto colega de executivo, tenho o grato privilégio de, em perfeita consciência dizer-vos que são para mim insubstituíveis e absolutamente indispensáveis….Mais que isso, somos e seremos amigos para a vida! Sou um abençoado pela vossa lealdade! Permitam-me que vos chame….. irmãos!!!!!
Não somos os melhores, longe de fazer tudo perfeito…. A gestão tem sempre algumas faltas e falhas….. mas uma coisa vos garanto. Tentamos todos os dias harmonizar os interesses da população e equilibrá-lo com os limites legais e os recursos financeiros…. Aqui permitam-me que saúde o Dr. Francisco Ramos, presidente da Câmara de Estremoz, no último mandato e que é um fiel amigo e para mim uma referência e fonte de inspiração que me ajudou imenso, me aconselhou e esteve sempre presente.
E o mais importante: respeito inexcedível por aqueles que todos os dias colaboram conosco. Os funcionários da Autarquia, também eles, tantas vezes subestimados, com vencimentos baixos…..mas sempre disponíveis e colaborantes….. Tenho também o grato privilégio de me vangloriar disso!!!!! Conosco deixou de haver grupos e grupinhos, que dividiam…… Hoje, posso afirmar que temos todos os colegas unidos, para servir a população! Sabem qual o segredo para obter tamanho feito que tanto estimo e me orgulho????
Dignidade a todos, respeito por todos e amizade por todos!!!! Obrigado caros colegas da câmara Municipal de Monforte.
Uma palavra e lembrança muito especial às famílias dos colegas que partiram ao longo do último mandato.
A nossa Homenagem à Dona Bárbara Belezas, ao Sr. Manel Bagorro, ao Joaquim António Duarte, ao Joaquim António Ferreira, ao Joaquim Malagueiro e ao Andrelino Félix.
A desmaterialização da figura Presidente da Câmara, tem sido uma constante…. Há que saber estar e representar o Município, junto do Presidente da República e de Sua Santidade o Papa Francisco, onde já tive inclusivé esse grato privilégio, num momento muito especial que guardo para a vida…. Mas também saber estar diariamente às 6:30h da manhã na Silvina com o Delfim, o Sr. Elias, o Paulo, o Luís, o Manel Poupinha, o Portalegre, o Miguel e o Zé….. o respeito é o mesmo….. a postura….. exactamente igual. Porque todos são igualmente importantes.
Todos temos as nossas ambições e objectivos!
As comuns, são viver felizes e com saúde e certificarmo-nos que os nossos estão bem!
Essas mesmas ambições são dinâmicas: e diferentes.
Uns querem fazer uma viagem, há muito planeada, outros comprar um carro, outros dar um curso superior aos filhos, comprar uma televisão ou o último Iphone ou construir ou adquirir a casa dos seus sonhos…..Fazer uma piscina…. Outros até fazer turismo no espaço.
Outros simplesmente querem um emprego, porque tarda em aparecer….. vencer uma doença, muitas vezes o flagelo do cancro ….cuidar de um filho com necessidades especiais…… Ou outro problema…..
outros por sua vez, trocariam tudo…. Tudo o que têm…..Por voltar a ver um filho ou um neto….. um pai, ou uma mãe que partiu cedo demais………
As legítimas ambições das pessoas….. são todas diferentes e com amplitudes e níveis de importância abismais…..algumas até comuns, outras exactamente iguais……
Então….. porque não compreender isso definitivamente e transportar para cada uma das nossas vidas essa consciência???? A consciência de que todos somos importantes, todos podemos ser úteis uns aos outros…. Em harmonia com a individualidade de cada um!
Chama-se a isso viver em comunidade consciente! E é isso mesmo, que queremos e teremos que promover, dia após dia…….porque a vida é extraordinariamente volátil…..O precioso momento em que tivermos a capacidade de compreender de que a vida é um sopro…..seremos todos decisivos para um mundo mais justo, mais tolerante e mais solidário………
Partilho convosco, hoje e aqui em primeira mão, que só eu e a família sabemos…. Na primeira reunião deste mandato, próximo dia 20, irei propôr ao executivo a atribuição do nome da Escola, onde nos encontramos….. Agrupamento de Escolas de Monforte João Maria Carriço…. Com a inscrição por baixo de uma pintura com o seu rosto……”Porque a Vida põe-nos diariamente à prova e tu serás sempre um exemplo de superação. Que todos os alunos desta escola, em ti se inspirem….. e todos podem ser o que quiserem!!!!!
Caros amigos munícipes!!!!! Estamos aqui por vocês e para vocês!!!!! Ajudem-nos a ser todos os dias melhores.
Terminaria com um poema de Fernando Pessoa.
Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: «Fui eu?»
Deus sabe, porque o escreveu.
Obrigado a todos! Agradeço também a Deus o grato privilégio de vos servir.
Muito obrigado!
Gonçalo Nuno Lagem