ALUNOS SENIORES COLABORAM EM ESTUDO PARA DIMINUIR SEDENTARISMO
Atualizado em 08/04/2022Vários alunos da Universidade Sénior do Município de Monforte, com mais de 65 anos de idade, colaboraram numa sessão para recolha de dados realizada, no dia 4 de dezembro, pela Universidade de Évora no âmbito do “Sistema de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva”, um contrato programa que foi estabelecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude com algumas Universidades Portuguesas.
Segundo informação veiculada pelo Prof. Dr. Armando Raimundo, o responsável pelo projeto na Universidade de Évora, “a Atividade Física e o Desporto têm um enorme valor para a sociedade, ligando de forma transversal vários sectores como a Saúde, a Educação, o Emprego, a Economia ou o Turismo. Não obstante, o Sedentarismo é atualmente o fator de risco mais prevalente em todo o mundo.
Face a esta realidade a intervenção do Estado neste âmbito é uma prioridade e deverá contribuir de forma eficaz para a resolução deste problema diminuindo a percentagem de portugueses sedentários. Para que a estratégia de intervenção produza impacto efetivo de curto, médio e longo prazo, deverá ser fundamentada em informação de qualidade elevada. No entanto, em Portugal, este conhecimento é escasso. Na sequência da identificação desta necessidade, o Instituto Português do Desporto e Juventude criou em 2007 o Observatório Nacional da Atividade Física e Desporto. Entre as suas atribuições está a monitorização dos níveis de atividade física e aptidão física da população, recorrendo a metodologias e protocolos de reconhecida validade. Trata-se de uma parte fundamental da intervenção pois, sem esta referência, torna-se difícil definir as prioridades ou as ações a realizar.
Para a prossecução deste objetivo foi idealizado um modelo de intervenção em rede, consubstanciado na cooperação de diversas entidades como Ministérios, Escolas, Câmaras, Universidades, Centros de Investigação e Empresas. Pretende-se construir uma base de dados nacional da atividade física e da aptidão física a partir de uma amostra de grandes dimensões, com cerca de 40.000 pessoas, representativa da população Portuguesa”.