MUNICÍPIO RESTAURA ALTARES DA IGREJA MATRIZ
Atualizado em 08/04/2022O Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, e o Pároco local, Padre Joannes, acompanhados pela Dirigente da Unidade sociocultural e desportiva dessa autarquia, Teresa Cunha Sardinha, deslocaram-se à Igreja Matriz de Monforte (Igreja de Santa Maria da Graça), onde foram recebidos por Patrícia Cutileiro, Conservadora/Restauradora da Câmara Municipal e também a coordenadora da intervenção de Conservação e Restauro que aí está a ser efetuada em dois altares.
Esta visita serviu para observar o desenvolvimento dos trabalhos entretanto realizados, aproveitando para cumprimentar os 8 alunos de vários anos do Curso de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que, em contexto de estágios voluntários, se disponibilizaram para participar nesta fase da intervenção que se iniciou no dia 27 de julho e terminará a 27 de agosto e resultou, em parte, da recetividade obtida junto do coordenador do referido Curso.
Conforme realçou Teresa Cunha, esta intervenção surgiu no seguimento das obras de manutenção da igreja que foram concluídas recentemente e está a realizar-se no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município monfortense e a Paróquia, contando, ainda, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Monforte que fornece a alimentação aos estagiários.
Entretanto, Patrícia Cutileiro prestou determinados esclarecimentos mais técnicos, explicando que o retábulo em talha dourada/policromia, que data do terceiro quartel do Séc. XVIII, do altar da Nossa Senhora do Parto está a ser alvo de intervenção de conservação e restauro de forma a restituir a sua leitura original, procedendo a limpezas mecânicas e químicas para remover as tintas que cobrem a folha de ouro e, posteriormente, fixações pontuais de policromia/ouro em destacamento. Enquanto no altar do Sagrado Coração de Jesus, em alvenaria com pintura decorativa a fresco (escaiolas – marmoreados), de finais do Séc. XVIII, a intervenção é ao nível da conservação de modo a recuperar o máximo possível da pintura decorativa original, através da remoção mecânica de vestígios de cal e tintas que a cobrem.