FESTIVAL “AGITAGENTE” PARA TODOS OS GOSTOS
Atualizado em 08/04/2022Os jovens que estiveram na origem da fundação da Associação de Jovens “Agitagente”, constituída em abril do ano transato e com sede em Monforte, já deram provas da dinâmica que tinham indiciado quando
manifestaram, desde logo, a vontade de desenvolver uma atividade que se destacasse pela regularidade, diversidade e, sobretudo, pela importância que assumisse junto da comunidade local, contribuindo, igualmente, de forma eficaz para que a promoção e valorização da oferta pudesse atrair potenciais visitantes.
De entre as primeiras iniciativas concretizadas, destacou-se, pela dimensão e enorme sucesso que obteve, o Festival AgitaGente, que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de julho. Este ano, os jovens responsáveis pela organização da segunda edição do evento quiseram subir a aposta, e, afinal, acabariam por ganhá-la facilmente quando, durante os três dias do Festival, 3, 4 e 5 de julho, proporcionaram a milhares de festeiros um programa bastante diversificado que agradou a vários géneros de público e que foi preenchido com os espetáculos de José Cid, Agir, Maria, Dupla Mete Cá Sets, Filipe Florêncio, 300 and Friends, Dinosoul, DJ MBJ, DJ Mike J e DJ ONI.
Para além do apoio prestado pela Câmara Municipal de Monforte, a organização contou com a colaboração de diversos organismos do Concelho, nomeadamente Junta de Freguesia de Monforte, Forcados Amadores de Monforte, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva “A Pironga”, de Vaiamonte, Associação Santo Aleixo Jovem e Torre de Palma Wine Hotel. Refira-se que uma parte das receitas obtidas foi entregue à Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte.
Por isso, os jovens da “Agitagente” não estão a defraudar as expetativas de todos aqueles que aplaudiram o aparecimento da Associação, em particular Gonçalo Lagem, o Presidente do Município, que, conforme afirmou, considera “de suma importância a intervenção de todos os agentes na promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento socioeconómico do nosso concelho, esperando-se, no entanto, que todos orientem a sua ação nesse único sentido. O mais importante é que cada um, dentro da sua área específica de atuação, seja de natureza social, desportiva, religiosa ou económica, consiga realizar atividades e ações de utilidade para a população. Assim, o município tem atendido diversos pedidos de colaboração, quer através da atribuição de subsídios anuais, conforme regulamento específico, quer através de apoio logístico necessário à resolução de questões pontuais ou, ainda, através da atribuição de subsídios extraordinários para a execução de projetos inovadores. Portanto, e porque a Associação de Jovens Agitagente se apresentou com o objetivo principal de organizar eventos que, abrangendo várias áreas, dinamizam e valorizam o concelho de Monforte e para que, efetivamente, o Festival Agitagente’2015 viesse a resultar num excelente exemplo desse propósito, entendeu o Executivo a que Presido, e à semelhança do ano passado, estabelecer um protocolo para formalizar e definir os termos para conceder os apoios necessários”.