RTP DESTACA PARTICIPAÇÃO DE MONFORTE NA TRIENAL DO ALENTEJO
Atualizado em 09/04/2014
Por ocasião da maior performance realizada até à data pelo artista japonês Tatsumi Orimoto, que teve lugar no passado dia 1 de abril, no Convento de São Bento de Cástris, em Évora, a RTP preparou uma emissão especial do seu programa Praça da Alegria, transmitindo-a ao longo de todo o dia.

Entretanto, e com o intuito de dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pela Universidade Sénior de Monforte, a RTP quis abrir essa emissão especial da Praça da Alegria com a presença de três das alunas de Monforte, nomeadamente Isilda Ideias, Ana Maria Costa e Ana José Brandão, focando-se a conversa nas experiências que lhes têm sido proporcionadas por esse serviço Municipal, criado há pouco mais de um ano.
Este direto, que ficou marcado por momentos que divertiram bastante os conhecidos pivôs do programa, Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, foi antecedido por uma reportagem que retratou o quotidiano de Isilda Ideias, a aluna escolhida pelos restantes alunos por personificar os papéis de avó, mãe, empresária no ativo e que, apesar disso, consegue cumprir de forma exemplar a assiduidade em todas as aulas que frequenta, acompanhando-a, nesse dia, à de Informática, uma das que, confessou, lhe tem sido bastante útil, pois permitiu-lhe adquirir os conhecimentos para que possa explorar essas novas tecnologias de informação e contactar por esse meio os netos que residem fora.
Este trabalho abordou, ainda, as relações de afetividade que se estabelecem ou fortalecem entre os alunos, não só dentro do espaço das salas de aula, como as que se estendem a outras circunstâncias exteriores. Aliás, essa componente é precisamente um dos objetivos mais relevantes da Universidade, como explicaram, na reportagem, alguns alunos quando se referiram, em particular, às vivências que têm partilhado nas salas de espetáculos e nos palcos que já pisaram na sequência da sua participação em diversos projetos realizados no âmbito da atividade desenvolvida através da disciplina de Teatro.