UNIVERSIDADE SÉNIOR INICIA NOVO ANO LETIVO
Atualizado em 08/04/2022Declaro aberto o 3º ano letivo da Universidade Sénior de Monforte. Sejam bem-vindos e desejo a todos, professores e alunos, um excelente trabalho e, acima de tudo, divirtam-se!”, foi desta forma que Gonçalo Lagem, o Presidente do Município de Monforte,
ladeado por Fernando Saião e Mariana Mota, Vice-Presidente e Vereadora do seu Executivo, terminou a sua intervenção na cerimónia de abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior de Monforte, serviço integrado na estrutura orgânica dessa Autarquia, que decorreu na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, no dia 1 de outubro.
Este ano, estão inscritos 55 alunos que irão frequentar 15 disciplinas, nomeadamente, Atelier sobre Azulejo, Cidadania, Contos, Lendas e Mitos, Cozinha caseira, Ginástica e Hidroginástica, Informática, Inglês, Introdução ao Direito, Música, Saúde, Tardes Lúdicas, Teatro, Turismo e Lazer, Viver o Património e História.
Para além do programa curricular de cada disciplina, serão desenvolvidas atividades paralelas procurando levar os alunos a viver outras experiências, contactar com diferentes realidades e conhecer outras regiões do país.
Gonçalo Lagem agradeceu a disponibilidade dos 22 professores voluntários, “pois, só contando com essa colaboração”, afirmou, “é que vale a pena a Câmara Municipal continuar empenhada em empregar os seus recursos para criar as condições indispensáveis ao funcionamento da Universidade Sénior. Mas é, sobretudo, a recetividade por parte dos alunos que mais justifica o esforço que estamos a fazer. Eles merecem-no! São pessoas, com mais de 50 anos, que encontram na Universidade Sénior respostas a muitas das suas necessidades diárias para se manterem mais ativos e combater o isolamento a que alguns estariam sujeitos”.
“Apraz-me constatar que a nossa Universidade tem sido um exemplo de sucesso reconhecido lá fora e tem servido de modelo a futuros projetos do género que outras Autarquias também estão a querer implementar”, acrescentou o edil monfortense, e, depois de abordar certos assuntos relacionados com as restrições financeiras impostas à Câmara Municipal e lamentar a situação socioeconómica difícil que algumas famílias do Concelho estão a atravessar, privando-as de direitos fundamentais como é o emprego, garantiu que irá recorrer a quaisquer auxílios económicos que, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio 2014/2020, seja possível aproveitar de modo a concretizar obras de enorme importância para a população do Concelho, aproveitando para anunciar a candidatura de projetos em curso, destacando as construções do Pavilhão multiusos e do Lar de Santo Aleixo, criação de espaços de lazer no Tapadão e melhorias no acesso pedonal a esse Bairro e, por último, e aquela que mereceu mais aplausos dos presentes, a requalificação do antigo edifício do Hospital da Misericórdia onde será instalada a sede da Universidade Sénior de Monforte e outros equipamentos socias.
GALERIA FOTOGRÁFICA