UNIVERSIDADE SÉNIOR INICIA ANO LETIVO COM MUITO HUMOR
Atualizado em 08/04/2022Para assinalar o arranque do 3º ano letivo da Universidade Sénior de Monforte que se realiza desde que esse serviço, criado e gerido pela respetiva Câmara Municipal, foi inaugurado oficialmente no dia 4 de janeiro de 2013, os 50 alunos e 22 professores, aos quais se juntaram familiares, convidados, populares e alunos e professores da Academia Sénior de Arronches, foram recebidos por Gonçalo Lagem, o Presidente desse Município, que se fez acompanhar pela atual Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas, e pelo Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, num ato que ficou marcado pelo ambiente festivo em que decorreu e para o qual muito contribuiu a presença especial de Luís Aleluia que lhe conferiu graça acrescida com o seu peculiar humor e boa disposição enquanto interagiu com as várias dezenas de pessoas que esgotaram completamente a lotação da sala polivalente da Biblioteca Municipal, em Monforte.
Após a mensagem de boas-vindas deixada pela Coordenadora da Universidade, seguiu-se a apresentação das disciplinas que, este ano, compõem o programa curricular, nomeadamente Artes criativas, Atelier de azulejo, Cidadania e Mundo atual, Cozinha caseira, Ginástica Sénior/Dança, Hidroginástica, História, Informática, Inglês, Música, Patrimónios, Práticas de Gestão Habitacional, Saúde, Teatro e Turismo e Lazer.
Entretanto, o Presidente do Município começou a sua comunicação dirigindo-se aos alunos, enaltecendo “a dedicação e o interesse como se têm aplicado nas atividades desenvolvidas através desta extraordinária valência do Município, que consideramos tão útil como qualquer outro serviço que disponibilizamos aos munícipes. Essa participação tem sido, efetivamente, o principal motor da Universidade Sénior de Monforte, tornando-a numa referência entre as melhores do páis. O seu estandarte já foi ostentado de Norte a Sul do país e também além-fronteiras e a sua notoriedade muito honra a Câmara Municipal e o nosso Concelho. Portanto, e porque a fasquia cada vez está mais alta, apraz-me registar que os seus responsáveis têm conseguido adequar a oferta curricular a essas maiores exigências. Por isso, uma das preocupações é inovar de maneira a estimular e, consequentemente, cativar mais alunos”.
“Apesar de todos os constrangimentos financeiros que afetam a gestão autárquica”, prosseguiu o autarca, “procuraremos estar ao nível desse rigor. Contudo, tenho que admitir igualmente que o sucesso alcançado não se deve propriamente à participação assumida pela Câmara Municipal, mas sim à persistência e empenhamento de todos aqueles que, direta ou indiretamente, têm contribuído para que assim seja”, elogiando, em particular, a anterior Coordenadora, Maria Fonseca, que lamentou a impossibilidade de poder continuar a exercer o cargo devido a opções profissionais e pessoais que teve que tomar e, muito emocionada, desejou a continuação de um bom trabalho.
Luís Aleluia congratulou-se pela oportunidade que lhe foi proporcionada para poder estar presente. “Sinto-me bastante honrado e indescritivelmente feliz ao sentir que é um privilégio partilhar convosco este momento tão distinto. Neste instante, eu é que tenho todos os motivos para vos agradecer”, uma gratidão que o ator quis deixar registada, ainda, na sua página do facebook desta maneira: “Ontem foi a cerimónia de abertura do Ano Letivo da Universidade Sénior de Monforte. Fui o convidado de honra e pediram-me que lhes dirigisse algumas palavras de incentivo! A sala estava repleta de alunos e soube que, de um ano para o outro, subiu o número de inscrições! Ora, como se pode incentivar quem já está incentivado, se não dizer-lhes OBRIGADO, não desistam?! Obrigado por serem exemplo de coragem em saír de casa, com a humildade que caracteriza quem quer aprender e mostrar que precisamos uns dos outros para crescer e que somos mais fortes assim! Os alunos Seniores são o exemplo que devemos seguir: Encontrar caminhos! Como, aliás faz a água perante os obstáculos até se transformar em Mar!”