TRÊS DIAS DE COMEMORAÇÕES COM MUITA ALEGRIA E EMOÇÃO
Atualizado em 08/04/2022A Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte inscreveu na sua história mais um marco honorável ao comemorar o 30º Aniversário da sua fundação, organizando um programa que se estendeu durante os dias 13, 14 e 15 de novembro e que começou com uma Noite de Fados com os fadistas Renato Matos, Dina Valério e Filipe Florêncio, acompanhados por Nuno Cirilo (guitarra portuguesa), José Roberto (viola de fado) e Alexandre Gomes (viola baixo). A parte da tarde e a noite do segundo dia foram igualmente dedicadas a outras atividades festivas, designadamente o almoço de confraternização entre Bombeiros, familiares, membros dos Corpos Sociais e convidados, e um baile com magusto oferecido a toda a população. As festividades continuaram ao longo do último dia com um convívio desportivo entre bombeiros, forcados e elementos da equipa de Veteranos do Futebol Clube Monfortense e um espetáculo musical com a “Seara Jovem” e a Orquestra Ligeira “Novas Melodias”, da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”.
Entretanto, também no segundo dia, a parte da manhã foi reservada aos atos solenes das comemorações, iniciando-se às 9 horas com o Hastear da Bandeira frente ao quartel da Corporação e promoções de Bombeiros, seguindo-se a celebração de uma Missa de Ação de Graças e a receção às entidades frente ao edifício dos Paços do Concelho, com a revista à Guarda de Honra pelo Presidente do Município, Gonçalo Lagem.
A sessão solene decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho num ambiente de grande júbilo, sobretudo quando foram condecorados elementos do Corpo Ativo, descerrada uma placa evocativa e foi feita a entrega simbólica de equipamento de proteção individual oferecido pelas quatro Juntas de Freguesia que integram o Concelho, nomeadamente Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte. Mas os momentos de maior emoção sucederam-se quando Rui Maia da Silva e Jorge Pereira foram surpreendidos com as homenagens que receberam. Rui Maia da Silva foi galardoado com a atribuição de Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses pela dedicação, serviços relevantes e contributos prestados à nobre causa dos Bombeiros enquanto Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Monforte, funções que exerce desde o ano de 2000, e Presidente da Câmara Municipal de Monforte, cargo que ocupou entre 1998 e 2009, ficando a dever-se ao seu empenhamento pessoal e dedicação a concretização de importantes projetos, entre os quais se salienta a construção do quartel, concluída em 2005. Jorge Pereira, o Comandante do Corpo Ativo há 15 anos, sendo o elemento de comando mais antigo do Distrito de Portalegre, recebeu uma “salva de prata” e uma mensagem impressa, na qual se enaltecem as suas qualidades, subscrita pelos Bombeiros dessa Corporação.
Integraram a mesa de honra, ao lado do Presidente do Município, o Presidente da Assembleia Municipal de Monforte e também Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros de Monforte, Rui Maia da Silva, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adriano Capote, o Comandante Operacional Distrital, em representação da ANPC (Autoridade Nacional da Proteção Civil), Comandante Belo Costa, o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros, Francisco Louro, o Presidente do Conselho Fiscal e Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros de Monforte, respetivamente Joaquim Mourato e António Medalhas, e o Comandante Jorge Oliveira.
Na sua comunicação, António Medalhas realçou a importância da missão dos Bombeiros e felicitou todos os atuais e anteriores dirigentes e Comandantes da Associação, recordando, ainda, os já falecidos e deixou uma palavra de particular apreço ao Sócio nº1, António José Falé Canoa, presente na sessão. O Dirigente sublinhou a capacidade que a Associação tem tido em encontrar soluções para superar os constantes desafios que se lhe colocam diariamente.
Gonçalo Lagem começou por saudar todos os Bombeiros Voluntários de Monforte no ativo e já retirados e as suas famílias e evidenciou o papel desempenhado por todos aqueles que têm contribuído para que a Associação se assuma, de forma inquestionável, como um organismo insubstituível. A esse propósito, o autarca teceu um reconhecimento especial a António José Falé Canoa, ex-presidente da Câmara Municipal de Monforte e um dos principais impulsionadores da criação da Associação, a António Medalhas, que, nestes 30 anos, ocupou o cargo de vice-presidente da Direção nos primeiros 10 anos e o de Presidente há 20 anos, a Rui Manuel Maia da Silva, que na qualidade de Presidente da Câmara, contribuiu decisivamente para que a construção do novo quartel fosse uma realidade, e todos os comandantes que passaram por essa grande casa, nomeadamente Rogério Serrano, Maurício Cardoso, Isaque Pataco e Jorge Pereira, elogiando igualmente as cooperações prestadas pelo
Comando Operacional Distrital, Liga de Bombeiros Portugueses e Federação Distrital de Bombeiros e destacou os apoios concedidos pelas Juntas de Freguesia do Concelho.
“Portanto”, declarou o edil monfortense, “para que tais organismos existam e consigam cumprir as suas responsabilidades, são necessárias montanhas de parcerias, complexas estruturas, hierarquias e relações institucionais, que, como não poderia deixar de ser, apoiam financeiramente, logisticamente e administrativamente todo o sistema. Contudo, são as comunidades que devem dar o melhor exemplo de participação ativa, ajudando os seus Bombeiros” e concluiu afirmando que “ficar-me ia mal, se me vangloriasse do apoio que o Município presta aos nossos Bombeiros, ainda assim não posso deixar de referir que com todas estas dificuldades financeiras, numa situação generalizada em todas as Câmaras, o Município de Monforte, só este ano, aumentou em 10 mil euros o apoio anual, entregou 18 EPI’s e entregou hoje uma ambulância nova ao serviço dos nossos Bombeiros e do nosso Concelho. Mas afirmo, e concordarão comigo, que são muito mais importantes os Bombeiros para a Câmara, do que a Câmara para os Bombeiros”.
Estas cerimónias protocolares encerraram com a entrega e Bênção da nova ambulância oferecida pela Câmara Municipal de Monforte seguida de desfile de viaturas pelas ruas da vila.