MUNICÍPIO E ARQUIDIOCESE VALORIZAM PATRIMÓNIO RELIGIOSO
Atualizado em 22/07/2025Com o propósito de incrementar medidas conjuntas para a salvaguarda, valorização e divulgação de um vasto património cultural religioso existente no concelho de Monforte, maioritariamente propriedade da Arquidiocese de Évora, foi assinado um Protocolo entre o Município e a Arquidiocese, respetivamente representados pelo seu Presidente, Gonçalo Lagem, e o Arcebispo, D. Francisco Senra Coelho.
A cerimónia protocolar decorreu publicamente no dia 19 de julho, na Igreja de Santa Maria Madalena, antecedendo a inauguração da Exposição “Objetos de Arte e Devoção” – 1ª Mostra de Arte Sacra da Paróquia de Monforte, instalada nesse espaço expositivo e preparada no âmbito deste protocolo.
Estiveram também presentes o Vice-Presidente do Município e Vereadora da Cultura, Fernando Saião e Mariana Mota, da responsável pelo Serviço de Turismo e Cultura, Teresa Cunha, e técnicos afetos aos serviços municipais envolvidos nesta cooperação, José Inácio da Silva e Paula Morgado. E porque, no dia 16 de julho, se assinalara o dia litúrgico de Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da GNR, esteve também presente uma comitiva constituída pelo Comandante do Destacamento da GNR de Elvas, o Alferes Rui Sá, pelo Comandante do Posto de Monforte, o Primeiro-Sargento Carlos Ferreira e por mais sete elementos, em representação dessa instituição em honra da qual foi concelebrada pelos Párocos de Monforte, os Padres Ronildo Santos e Alexandre Medeiros, e presidida por D. Francisco Senra Coelho, a eucaristia na Igreja do Espírito Santo onde está instalado o “Monforte Sacro – Painéis de Azulejos do Século XVIII Sobre a Vida e Milagres da Rainha Santa Isabel”, um espaço museológico concebido e gerido pelo Município de Monforte.