MUNICÍPIO ATRIBUI NOME DE CARPINTEIRO ALBINO A RUA EM SANTO ALEIXO
Atualizado em 08/04/2022Foi imbuída de enorme significado e marcada por manifestações de muito afeto que decorreu a cerimónia de homenagem ao Dr. Fernando Manuel Carpinteiro Albino, atribuindo o seu nome a uma Rua de Santo Aleixo, uma das Freguesias do Concelho de Monforte.
“Considerando que o Dr Fernando Manuel Carpinteiro Albino é um agricultor de excelência, de importância decisiva para a Freguesia de Santo Aleixo, por toda a sua obra visível e inquestionável aquém e além-fronteiras, por todas as suas conquistas, levando sempre consigo o nome de Santo Aleixo, tornando-o numa figura ímpar que perdurará na freguesia”, foram as razões que deram fundamentação à proposta que o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, apresentou em reunião desse executivo e na qual foi aprovada por unanimidade.
Razões que o edil voltou, então, a sublinhar na intervenção que, fez durante a cerimónia de descerramento das respetivas placas toponímicas que teve lugar no dia 1 de outubro, a partir das 11.00 horas, na presença de muitos populares, funcionários e sobretudo familiares do homenageado.
Seguidamente, o Dr Carpinteiro Albino, visivelmente emocionado, mostrou-se bastante honrado com esta homenagem que lhe foi prestada e que, afinal, serviu para reconhecer publicamente atributos que lhe são conferidos e pelos quais tem conseguido conquistar a amizade e o respeito de quem com ele tem privado, em particular de muitos Santoaleixenses que com ele trabalham ou já trabalharam.
Fernando Carpinteiro Albino ocupa atualmente o cargo de Diretor da Sociedade Agrícola da Herdade da Torre de Frade, Lda., detentora das explorações agropecuárias localizadas na área da Freguesia de Santo Aleixo. É formado em Direito e no grupo empresarial que integra, desde o conselho de administração até aos colaboradores de campo, tem um espírito incansável e um carisma evidente que faz dele um exemplo de liderança. Já desempenhou altas funções na CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e na ANPOC (Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas), ocupando atualmente o lugar de Presidente do Conselho de Administração da Carnalentejana desde a sua fundação, sendo também membro do conselho superior da CAP e da Associação Empresarial de Elvas, Presidente do Clube Português dos Cereais de Qualidade, Diretor do agrupamento de produtores Procereais, bem como, presidente das assembleias gerais da APOSOLO (Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo) e ANPROBE (Associação Nacional de Produtores de Beterraba).