MONUMENTO DE HOMENAGEM AOS DADORES DE SANGUE
Atualizado em 26/12/2024No passado dia 14 de dezembro, e à semelhança dos anos anteriores, Monforte recebeu, em instalações cedidas pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte, a sua segunda colheita de Sangue de 2024 e a última do calendário anual programado pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre. Responderam ao apelo 35 dadores (20 mulheres e 15 homens), efetuando-se um registo de dador de medula e doaram sangue pela primeira vez três dadores. Por razões médicas não puderam concretizar a sua dádiva quatro dadores.
A organização das duas colheitas agendadas em Monforte conta habitualmente com o apoio do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte em colaboração com o respetivo Município, as freguesias do Concelho (Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte) e a Associação dos Bombeiros Voluntários. Refira-se que este Grupo de Dadores de Monforte está integrado na Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre e reúne dadores de Monforte e de Veiros.
Celebrando-se, este ano, o seu 17º Aniversário, o Grupo de Monforte organizou um programa especial do qual destacamos a inauguração de um Monumento em Homenagem aos Dadores de Sangue, da autoria do artista plástico monfortense Francisco Alberto, “Patico” de pseudónimo, oferecido pelo Município e erigido junto ao Centro de Saúde em local também cedido pela autarquia.
Seguiu-se um cortejo com animação pelo Grupo de Pedrinhas de Arronches que passou pela sede da Junta de Freguesia e pela Santa Casa da Misericórdia.
Na Sala Municipal Polivalente decorreu o almoço de confraternização, com animação musical e, ao final da tarde, um lanche para cantar os parabéns e cortar o bolo.