MONFORTE RECEBEU CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORTA-MATO
Atualizado em 08/04/2022Realizaram-se em Monforte, no dia 18 de março, a partir das 09.30h., as provas da 95ª Edição Masculinos e da 52ª Edição Femininos do Campeonato de Portugal de Corta-Mato Longo, Sub-18 (Juvenis), Sub-20 (Juniores) e Absolutos Longo.
A organização deste Campeonato resultou de uma parceria estabelecida entre a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a Câmara Municipal de Monforte e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).
Entre atletas, elementos de equipas técnicas e dos organismos organizadores e espetadores, foram milhares as pessoas que se concentraram na zona do Rossio, onde, até às 16 horas, decorreram as provas.
No dia anterior, teve lugar na Sala Polivalente Municipal, em Monforte, a Assembleia Geral Ordinária da Federação Portuguesa de Atletismo, que juntou 55 delegados de Associações do Continente e Ilhas e durante a qual, e antecedendo o jantar servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a Federação, representada no ato pelo Presidente da sua Direção, Jorge Vieira, distinguiu o Município de Monforte e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre que, desse modo, entendeu reconhecer o envolvimento decisivo que conferiram à organização do Campeonato. O ato ficou marcado pela entrega de Placas Alusivas ao Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e à Presidente da Direção da AADP, Sara Madeira.
Em declarações, Gonçalo Lagem, referiu-se à realização do Campeonato de Portugal de Corta-Mato e à Partida da 4ª Etapa da 36ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, que teve lugar no dia anterior também de Monforte, considerando-as “duas provas desportivas de elite”.
“Conseguir atrair estas duas provas”, continuou o autarca, “foi uma aposta ganha pelo Município. A decisão em recebê-las assentou em objetivos bastante claros, entre os quais sublinho o interesse em proporcionar à comunidade local e regional o contacto com os melhores atletas do País e, consequentemente, estimular-se a prática desportiva, promovendo uma vida mais saudável e – quem sabe?- despertando um maior espírito competitivo.
Por outro lado, e não menos importante, pesou igualmente na nossa decisão a divulgação do nosso Concelho resultante do mediatismo inerente a estas provas.
Quero felicitar todos os funcionários da Câmara, pois foram inexcedíveis e assumiram, mais uma vez, com clareza, a relevância e a dimensão destas provas e faço um agradecimento especial à Federação Portuguesa de Atletismo, que sempre acreditou na nossa capacidade organizativa. Agradeço também aos patrocinadores, designadamente à CIMAA, Delta, Fertiprado e Entidade Regional de Turismo, e aos parceiros, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Desporto Escolar, os Bombeiros Voluntários de Monforte, Força Especial de Bombeiros e toda a estrutura da Proteção Civil Distrital e GNR. Quanto ao ciclismo, quero manifestar o meu particular agradecimento ao Diretor Técnico da Volta ao Alentejo e a Portugal, o campeão Joaquim Gomes”.
Relativamente aos resultados alcançados na pista de Monforte, transcrevemos a informação veiculada pela FPA.
Sara Catarina Ribeiro, em femininos, e Rui Teixeira, em masculinos, sagraram-se campeões nacionais de corta-mato 2018.
Em femininos, Sara Catarina Ribeiro, do Sporting, conseguiu o seu primeiro título nacional de Corta-Mato, batendo as suas colegas de equipa Sara Moreira (segunda classificada) e Inês Monteiro (terceira), conduzindo o Sporting à vitória coletiva com 20 pontos, menos 15 que o Recreio Desportivo de Águeda, que foi segundo classificado, com o Braga a subir ao terceiro lugar do pódio com 53 pontos.
Em masculinos, Rui Pinto arrancou cedo para aquilo que parecia vitória garantida do atleta do Benfica, mas Rui Teixeira, do Sporting, recuperou o terreno ganho por Pinto na primeira parte da corrida e venceu destacado. Rui Pinto foi segundo e o campeão nacional de Estrada, Samuel Barata, estreou-se no pódio sénior do Campeonato Nacional de Corta-Mato.
Coletivamente, Sporting e Benfica estavam empatados até à entrada para a última volta, com a formação de Alvalade a ser mais forte na parte final e a vencer com 16 pontos, menos 8 que o SL Benfica com o CD São Salvador do Campo a estrear-se no pódio com 105 pontos.
Em sub23, João Ferreira, do AC Póvoa dão Varzim, e Manuela Martins, do Maratona CP, foram os vencedores.
Nos escalões mais jovens, Rúben Sousa, do Sporting, venceu em juniores masculinos, com a vitória em juniores femininos a sorrir a Mariana Machado do Braga, que consegue o seu terceiro título nos escalões jovens, depois dos dois conquistados enquanto juvenil. Por equipas, o Sporting venceu em femininos e o Benfica em masculinos.
Nos juvenis, a história de 2017 repetiu-se em 2018, Etson Barros, do CO Pechão, voltou a perder o sapato durante a prova e voltou a vencer, repetindo em Monforte 2018 o título que tinha conquistado em Mira 2017. Em femininos, Bárbara Neiva, do S Almada e Figueirinhas, foi a vencedora. Coletivamente, o Benfica venceu tanto em masculinos como em femininos.
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CORTA-MATO
{gallery}/2018/2018-03-23-monforte-recebeu-campeonato-de-portugal-de-corta-mato/galeria-1{/gallery}
{gallery}/2018/2018-03-23-monforte-recebeu-campeonato-de-portugal-de-corta-mato/galeria-2{/gallery}