MAÇONARIA ATRAI DEZENAS DE INTERESSADOS
Atualizado em 08/04/2022Foram vários os visitantes que, no sábado passado, dia 18 de fevereiro, se deslocaram à vila de Monforte, onde, no auditório da Biblioteca Municipal, se juntaram a tantos outros residentes para ouvir falar sobre “Maçonaria – Sua história com algumas referências ao Concelho de Monforte” durante uma conferência organizada por esse Município. Para além do interesse que o tema suscita, a presença de António Ventura, o orador convidado, foi igualmente motivo que contribuiu para que a iniciativa tivesse constituído um êxito bastante assinalável.
António Ventura nasceu em Portalegre em 1953. É Professor Catedrático de nomeação definitiva do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa, Diretor da Revista dessa Faculdade, Diretor do Centro de História da Universidade de Lisboa, Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História e é autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea com mais de 300 trabalhos publicados, entre os quais se contam vários títulos onde aborda assuntos relacionados com a Maçonaria, sendo distinguido, em 2014, com o Prémio de História Moderna e Contemporânea de Portugal, pela obra “Uma História da Maçonaria em Portugal”.
Depois de ter sido recebido pelo Vice-Presidente e pela Vereadora da Cultura, respetivamente, Fernando Saião e Mariana Mota, e pela Dirigente da Unidade sociocultural, educação e desporto dessa autarquia, Teresa Cunha Sardinha, António Ventura iniciou a sua comunicação acabando por não defraudar as expetativas de todos os assistentes que, ao longo de três horas, ficaram completamente rendidos à forma peculiar como o prestigiado investigador abordou sem “tabus” esse tema.
A história da maçonaria portuguesa nunca despertou tanto interesse desde o dia 21 de maio de 1935, data em que a Assembleia Nacional declara extinta a organização, como nos últimos anos. Assim foi, também em Monforte!