
DIMENSÕES: 120 x 40 x 35 cm (A/L/P)
MARCAÇÕES:
PROPRIEDADE: Paróquia de Monforte – Igreja da Ordem Terceira.
Nº INVENTÁRIO ARQUIDIOCESE DE ÉVORA: MF.SG.2.042
DESCRIÇÃO:
Escultura de madeira policromada, representando Nossa Senhora coroada, mas localmente venerada como sendo Santa Maria Madalena. Representada de pé, com as mãos postas em frente ao peito, em pose orante, e rosto sereno emoldurado por cabelo escuro comprido, sob um véu branco liso. Enverga um vestido de tom rosa, cingido acima da cintura, coberto por manto laranja, decorados com motivos vegetalistas a branco, rosa e dourado.
NOTA HISTÓRICA: De acordo com o testemunho do padre José Mendes Soares, a partir das Memórias Paroquiais de 1758, esta imagem estava colocada na capela mor da Igreja de Santa Maria Madalena, do lado do Evangelho.
Não se conhecem até ao momento provas documentais sobre quem foi o encomendador desta obra, mas é possível que tenham sido os irmãos da Confraria das Almas. Os executantes (escultor, dourador, pintor) são também desconhecidos. No arrolamento de 10 de julho de 1911, esta imagem passa para a posse do Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Monforte, em função do artº 67º da Lei de 20 de abril de 1911 (Lei da Separação do Estado e da Igreja), regressando em 1902 (em função da Portaria n.º 3056 de 18 de janeiro) à posse da Paróquia de Monforte, à Confraria das Almas e à igreja da Madalena.