IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA
Atualizado em 26/06/2023Imóvel de Interesse Público representa um dos principais ex-libris da arquitetura religiosa local e regional. Surge referenciada pela primeira vez no século XIII (1279), através da nomeação do Pároco Pedro Martins. Foi sede de Freguesia urbana desta vila entre os séculos XII e XIX. No século XVII foi bastante remodelada, tendo sido construída uma nova capela lateral (S. Bartolomeu) fechada por meio de uma abóboda de cúpula redonda localizada na fachada sul. Apresenta planta retangular composta por uma capela-mor e uma única nave com duas capelas laterais. No exterior apresenta uma galilé em forma triangular de quatro arcos e ainda uma torre sineira chanfrada de forma triangular. Existem ainda no seu interior elementos decorativos de várias épocas tais como: frescos do séc. XVII, colunas em granito esculpidas, estuque decorativo, pinturas decorativas e sepulturas rasas (XVII – XVIII).
No interior da igreja funciona atualmente o Núcleo Museológico Municipal, onde se pode apreciar uma coleção de peças de arte sacra, elementos litúrgicos e documentos antigos. Na sacristia há também uma exposição fotográfica que documenta as intervenções de restauro realizadas na igreja e nas peças do museu.
A igreja de Santa Maria Madalena de Monforte é um testemunho da história e da cultura da região, que vale a pena visitar.