I FEIRA DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO
Atualizado em 29/06/2022Decorreu nos dias 27 e 28 de outubro, na Praça da República, em Monforte, a EMP@WER – I Feira de Emprego e Empreendedorismo Social, dinamizada pela Operação Agir4GMonforte (CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social), em parceria com a respetiva Câmara Municipal e com a participação do Gabinete de Inserção Profissional, Centro Qualifica da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, Programa Incorpora, Multitempo, Instituto Politécnico de Portalegre, Associação de Desenvolvimento Integrado – Terras do Condestável, Agrupamento de Escolas de Sousel e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão.
Foi uma oportunidade para empregadores e entidades gestoras de programas de incentivo à formação e emprego apresentarem as suas ofertas e procurarem candidatos que correspondessem aos seus requisitos de recrutamento e formação.
O evento foi também um espaço de capacitação e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
Os Workshops foram dinamizados no decorrer dos dois dias, durante os quais se debateram e foi possível trocar ideias sobre temas bastante pertinentes e importantes da nossa sociedade e ainda partilhas de sucesso. Intervieram entidades com grande experiência como a EAPN Portugal – Núcleo de Portalegre, Instituto de Emprego e Formação Profissional, NERPOR-AE, Centro de Recuperação de Menores de Assumar e Município de Monforte.
Os temas abordados no primeiro dia focaram-se na “Promoção e integração das minorias étnicas nos contextos profissional e social: testemunhos de sucess@!”, com o objetivo de favorecer e potenciar a sensibilização das entidades empregadoras e estimular o empoderamento e inclusão socioprofissional dos grupos mais vulneráveis, fomentando assim a participação ativa das minorias étnicas, bem como o “Enquadramento e apoio a projetos de autoemprego: experiências de sucesso e oportunidades de financiamento”, com o objetivo de potenciar o empreendedorismo.
No segundo dia, abordaram-se temáticas relacionadas com “Empoderamento e inclusão da pessoa com deficiência nos contextos profissional e social: testemunhos de sucess@!”, com o objetivo de sensibilizar as empresas para a importância da inclusão da pessoa com deficiência, onde a mesma não pode ser vista e entendida como limitadora de uma vida ativa.
Por fim foram dinamizadas várias atividades escolares, tais como Workshops orientados pelas escolas presentes, assim como uma atividade dinamizada pelos discentes e docentes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre, onde o objetivo foi envolver alunos e entidades com ofertas escolares e profissionais diferenciadoras e apelativas que os motivem no investimento e construção de um projeto de vida pessoal e profissional.
O programa incluiu ainda vários momentos de animação. No primeiro dia com a Orquestra de Flautas Flut’EANA da Escola de Artes do Norte Alentejano, e no segundo dia com uma atividade musical das utentes do Centro de Recuperação de Menores de Assumar, terminando com a Tuna Académica, Tuninfas do Instituto Politécnico de Portalegre.