ESTUDANTES DE RESTAURO APLICAM CONHECIMENTOS
Atualizado em 08/04/2022No seguimento dos trabalhos de Conservação e Restauro que estão a ser efetuados em dois altares da Igreja Matriz de Monforte (Igreja de Santa Maria da Graça), está a decorrer mais uma das intervenções preparadas para receber alunos de vários anos do Curso de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Nesta fase, que se iniciou no dia 23 de janeiro, prevendo-se que terminará dia 23 de fevereiro, são 11 os estagiários que, em contexto de estágios voluntários, se disponibilizaram para, assim, aplicar conhecimentos adquiridos.
Recorde-se que estas intervenções estão a ser realizadas sob a coordenação de Patrícia Cutileiro, Conservadora/Restauradora da Câmara Municipal de Monforte, no âmbito de um protocolo celebrado entre a autarquia e a Paróquia local, contando, ainda, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Monforte que fornece a alimentação aos estagiários.
Entretanto, e à semelhança do que tem acontecido por ocasião dos anteriores estágios, o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e o Padre Ronildo, representando a Paróquia, acompanhados pela Vereadora da Cultura, Mariana Mota, e pela Dirigente da Unidade sociocultural, educação e desporto dessa autarquia, Teresa Cunha Sardinha, visitaram as obras, onde foram recebidos por Patrícia Cutileiro e pelos alunos voluntários aos quais dirigiram mensagens de agradecimento, desejando que a experiência que lhes foi proporcionada em Monforte tenha contribuído para melhorar os seus conhecimentos.
Relativamente aos trabalhos que estão a ser executados, Patrícia Cutileiro especificou que o retábulo em talha dourada/policromia, que data do terceiro quartel do Séc. XVIII, do altar da Nossa Senhora do Parto está a ser alvo de intervenção de conservação e restauro de forma a restituir a sua leitura original, procedendo a limpezas mecânicas e químicas para remover as tintas que cobrem a folha de ouro e, posteriormente, fixações pontuais de policromia/ouro em destacamento. Enquanto no altar do Sagrado Coração de Jesus, em alvenaria com pintura decorativa a fresco (escaiolas – marmoreados), de finais do Séc. XVIII, a intervenção é ao nível da conservação de modo a recuperar o máximo possível da pintura decorativa original, através da remoção mecânica de vestígios de cal e tintas que a cobrem.