DECO ENSINA A DIMINUIR FATURA DE ENERGIA FANTASMA
Atualizado em 08/04/2022
A Câmara Municipal de Monforte promoveu, no passado dia 06 de julho, com a colaboração da Delegação de Évora da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), uma sessão de esclarecimento

Refira-se, por exemplo, e de acordo com dados fornecidos pela DECO em fevereiro de 2014, que anualmente o stand-by do serviço triplo (TV/NET/VOZ) gasta energia no valor de 34,91€. Uma despesa que pode ser poupada agrupando numa extensão elétrica com interruptor equipamentos que, habitualmente, sejam usados em simultâneo.
Para além disso, interessa sensibilizar para a necessidade de diminuir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) que, como se sabe, têm consequências a nível das alterações climáticas. As emissões de GEE não ocorrem nas casas, mas formam-se quando a eletricidade é produzida a partir de fontes de energia não renováveis.
No entanto, o primeiro passo para reduzir a fatura de energia é adquirir equipamentos mais eficientes, consultando sempre as respetivas etiquetas energéticas.