CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE MENORES COMEMORA 50 ANOS
Atualizado em 08/04/2022Decorreu, no passado dia 8 de março, a sessão de abertura das Comemorações do 50º Aniversário do Centro de Recuperação de Menores Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro de Assumar (CRMA), numa cerimónia na qual, para além da Diretora do Centro, a Irmã Albina, de vários funcionários e demais convidados, estiveram presentes o Arcebispo de Évora, D. José Alves, a superiora provincial da Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (instituição proprietária do Centro), a Irmã Maria do Sameiro Martins, e o Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, acompanhado pelo Vice-Presidente e pelo Vereador do seu Executivo, Fernando Saião e Emídio Mata, respetivamente.
De modo a assinalar o ato, foram descerradas fotografias do Arcebispo de Évora, D. Manuel Trindade Salgueiro, um dos fundadores do Centro, e de Manuel Rodrigues Vaquinhas, o benemérito assumarense que doou o edifício, e seguidamente cantaram-se os parabéns e sopraram-se as velas.
Em declarações, Gonçalo Lagem, congratulou-se pelas celebrações dos 50 anos de atividade do Centro e, visivelmente emocionado, afirmou que “sempre que regresso a esta enorme casa, como já o disse e escrevi várias vezes, sinto uma paz que dificilmente encontro noutro local e quando me despeço faço-o comovido pela generosidade que mora aqui. Sinto-me em paz porque sossego a inquietação de pensar que existem crianças especiais que exigem da sociedade ações que lhes proporcionem bem-estar, conforto e dignidade.
Aqui, onde o que realmente importa é a condição humana, respira-se amor e carinho e os sorrisos são admiravelmente puros e espontâneos. Aqui, sinto-me pequenino ao lado destas grandes pessoas! Destas portas para dentro, todos são heróis.
Enquanto autarca, e também já o afirmei anteriormente, mas volto a repeti-lo, tudo farei para que as relações institucionais que beneficiem e valorizem o trabalho aqui desenvolvido sejam preservadas e fortalecidas”.
O Centro de Recuperação de Menores é um edifício estatal administrado pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, desde 1968.
Situa-se em Assumar, concelho de Monforte, no distrito de Portalegre.
O Centro possui uma lotação global de 120 camas, distribuídas em quatro unidades de internamento.
O CRM resultou de uma combinação de esforços entre o Arcebispo de Évora, D. Manuel Trindade Salgueiro, e o Diretor do já extinto Instituto de Assistência Psiquiátrica, Dr Fernando Ilharco.
A arquidiocese era, desde os anos 50, proprietária de um edifício construído com a finalidade de ser uma escola agrícola para formar capatazes que fossem para o Ultramar.
Nos anos 60 constatou-se a falta, no país, de uma Instituição vocacionada para acolher jovens raparigas portadoras de deficiência mental. Assim, D. Manuel Trindade Salgueiro e o Dr. Fernando Ilharco acordaram transformar este edifício num centro para recuperação de raparigas com atraso mental.
Ao prelado cabia encontrar uma ordem religiosa que aceitasse tomar a seu cargo os cuidados e educação das raparigas, à entidade estatal cabia assegurar o suporte financeiro da mesma.
Em 26 de abril de 1968 chegaram as primeiras Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. No dia 28 celebrou-se a primeira missa e considera-se essa a data da inauguração oficial do Centro. Em Outubro começam a chegar as primeiras raparigas.