TOMADA DE POSSE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E CÂMARA MUNICIPAL
Atualizado em 06/11/2025
A Sessão Solene de Tomada de Posse e Instalação dos Órgãos Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Monforte para o Mandato 2025/2029 teve lugar no dia 03 de novembro, a partir das 19.00h., na Sala Polivalente Municipal de Monforte, onde compareceram centenas de pessoas, entre as quais populares, familiares e amigos dos eleitos e representantes de inúmeros organismos públicos e privados, que quiseram testemunhar o ato e felicitar todos os eleitos, nomeadamente o Presidente do Executivo, Miguel Rasquinho, e Lurdes Raquel Pereira, eleitos pela lista apresentada pelo PS, Fernando Saião e Pedro Bagorro, pela CDU, e João Barradas, pelo MCCM – Movimento de Cidadãos do Concelho de Monforte.
Para além dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, que têm assento por inerência na Assembleia Municipal, designadamente, Joaquim Martins (PS), de Assumar, Manuel João Mendes (CDU), de Monforte, António Pereira (MCCM), de Santo Aleixo, e José Fernando Calçoa (PS), de Vaiamonte, integram o Órgão Deliberativo do Município os seguintes membros, João Garrudo (PS), Joaquim Gabriel Martins (CDU), Carlos Moreira (PS), Nuno Miguel dos Santos (MCCM), Maria Cecília Nisa (CDU), Sara Pereira (PS), José Maria Falcão (CHEGA), Natércia Monteiro (CDU), António Bagorro (PS), Luís Carlos Patinhas (MCCM), Pedro Cristóvão (CDU), Hermínio Barradas (PS), Nuno Barradas (CDU), Carlos Carmona (PS) e Beatriz Barradas (MCCM).
Após ter sido instalada a Assembleia Municipal, elegeram-se, para constituir a Mesa, os deputados da CDU Joaquim Gabriel Martins, Maria Cecília Nisa e Natércia Monteiro, ocupando, respetivamente, os lugares de Presidente e 1ª e 2ª Secretárias.
Transcrevemos, na íntegra, o discurso proferido pelo Presidente do Município:
Exmo Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Exmos. Senhoras e Senhores Vereadores eleitos e cessantes,
Exmos. Senhoras e Senhores Presidentes de Junta de Freguesia, eleitos e cessantes
Exmos. Autarcas aqui presentes,
Exmo. Sr. Deputado Luís Testa
Exmos. Representantes das instituições, associações, empresas e todas as restantes forças vivas do concelho,
Minhas senhoras e meus senhores,
Caras e caros monfortenses,
Hoje é um dia de enorme significado.
Um dia que me enche e que nos enche a todos, de emoção e de responsabilidade.
Assumo, com humildade e com grande determinação, o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Monforte.
Faço-o com o mesmo amor pela nossa terra, com o mesmo sentido de missão e com a mesma vontade de servir como sempre fiz em todos os cargos, missões, tarefas e funções que tenho desempenhado ao longo da vida.
As eleições de 12 de outubro foram um momento alto da nossa vida democrática.
O povo de Monforte falou e disse o que queria! Todas temos que, humildemente, aceitar a sua decisão.
E fê-lo com maturidade, com civismo, com determinação, com esperança e com confiança.
A todos os monfortenses, deixo o meu mais sincero agradecimento por tudo isto.
A confiança depositada em nós é, acima de tudo, uma honra.
Mas é também uma responsabilidade imensa! A de servir todos, sem exceção. Mas todos mesmo. Quero ser, e serei, como é hábito dizer-se, “O Presidente de todos os monfortenses”!
Com lealdade.
Com verdade.
Com empenho.
Com dedicação total!
Quero começar por agradecer a todos os ex-Presidentes da Câmara Municipal de Monforte pelo trabalho que todos eles, sem exceção, desenvolveram na nossa terra. Poderíamos até nem sempre estar de acordo em tudo, mas todos eles se empenharam em dar o seu melhor. Recordo os Presidentes Falé Canoa, a breve passagem pelo cargo da D. São, o Rui Silva e o Gonçalo Lagem.
Cada um deixou a sua marca, o seu contributo e o seu legado. E, por isso, merecem ter o seu nome eternizado na história do nosso Concelho.
Uma palavra muito especial para o Gonçalo Lagem, que agora termina funções. O seu trabalho e o seu amor por Monforte merecem o nosso reconhecimento público. Fi-lo antes e durante a campanha eleitoral e não posso deixar de voltar a afirmá-lo. Obrigado a todos!!
Quero também dirigir uma palavra de enorme apreço e reconhecimento aos funcionários da Câmara Municipal de Monforte.
A mesma palavra que vos dirigi durante a campanha eleitoral, e a mesma palavra que, desde sempre, vos dirigi.
Vocês são a alma desta casa.
São quem assegura, todos os dias, o funcionamento dos serviços, o apoio à população e às freguesias. Os eleitos passam, mas vocês ficam!
Conto convosco.
Com o vosso profissionalismo, com a vossa experiência e com o vosso espírito de missão.
Juntos, continuaremos a servir Monforte com dignidade e empenho.
Agradeço ao ex Secretário de Estado João Paulo Rebelo a confiança que depositou em mim ao nomear-me para o cargo de Diretor Regional do IPDJ Alentejo. Mas também ao Secretário de Estado seguinte, o João Paulo Correia, que manteve essa mesma confiança e apoio. Uma palavra muito especial à ex Ministra Ana Catarina Mendes, que tutelou o IPDJ, e com quem mantive sempre uma excelente relação de proximidade e amizade. Por exemplo, deve-se a ela em grande parte, o apoio á minha luta pela reabertura da Pousada da Juventude de Portalegre e que só assim foi possível concretizar! Quero deixar igualmente um profundo agradecimento ao atual Conselho Diretivo do IPDJ, pelo apoio e confiança. No entanto, estaria a ser injusto se não destacasse aqui o anterior Conselho Diretivo, com quem privei durante cerca de 7 anos, em especial ao Vítor Pataco, à Sónia Paixão, à Sílvia Vermelho, à Selene Martinho e ao Carlos Manuel Pereira. Que equipa fantástica formámos! De amizade, companheirismo, cumplicidade e confiança! Sempre com muitos e excelentes resultados em prol da juventude e desporto. Obrigado por tudo! E principalmente, obrigado pela forma como sempre me permitiram servir a juventude e o desporto na região Alentejo, sempre com total liberdade e sentido de responsabilidade.
Mas quero fazer aqui um agradecimento muito especial. Daqueles que saem diretamente do fundo do coração, aos meus colegas e amigos Diretores Regionais das outras regiões. Em particular aos meus companheiros de estrada e caminhada Vítor Dias, Catarina Durão e Custódio Moreno. Estivemos juntos desde a primeira hora e assim continuaremos até sempre! Mas também uma palavra de apreço à Eduarda Marques e á Sandra Monteiro.
Foram mais do que colegas de trabalho.
Foram amigos, companheiros de estrada, de desafios e de sonhos partilhados. Foram 9 anos de tantos desafios, tantas alegrias, algumas tristezas também, tantas conquistas, tantas e tantas horas de sã camaradagem e amizade. Jamais os esquecerei! Jamais esquecerei o dia em que, no difícil momento do falecimento da minha mãe, já noite dentro, apareceram em Monforte o Vítor Pataco, a Sónia Paixão, a Sílvia Vermelho, o Vítor Dias, a Catarina Durão e o Custódio Moreno. Fizeram, cada um deles, centenas de quilómetros para passarem comigo algumas horas e darem-me aquele abraço! O abraço que só os verdadeiros amigos sabem dar.
Com todos eles aprendi o verdadeiro valor da cooperação, da amizade e do serviço público.
A todos, deixo um sincero e emocionado obrigado! Por tudo o que vivemos e construímos juntos.
E permitam-me que dirija, com particular emoção, uma palavra aos funcionários do I PDJ Alentejo.
Foi um privilégio trabalhar convosco.
Em cada um de vocês encontrei competência, dedicação e humanidade. Aprendi tanto convosco!
Foram a minha equipa, os meus amigos, os meus companheiros, a minha casa e, acima de tudo, a minha inspiração diária.
A vossa entrega ao serviço e à causa pública é uma lição de compromisso e de amor à região. Obrigado por tudo!
Levo comigo o vosso exemplo e o vosso carinho. 9 anos que o tempo não apagará nunca! Quero continuar a contar com a vossa amizade para sempre!
“Podemos sair do IPDJ, mas o IPDJ jamais sairá de nós”!
Um agradecimento profundo à minha família (a todos!). Não esquecendo ninguém, não posso deixar de evocar aqui a minha falecida mãe. Sei que estás sempre aí a olhar por nós. Obrigado Mãe!
A minha família é mesmo o meu pilar.
O meu porto seguro.
Sem o vosso apoio, compreensão, paciência e amor, nada disto seria possível. Não só neste cargo que agora vou voltar a desempenhar, mas também, por exemplo, enquanto Diretor Regional do IPDJ Alentejo. Podem até parecer palavras de circunstância, mas só quem desempenha este tipo de cargos, entende o que estou a dizer. São horas e dias a fio fora de casa. Mas, tenho sempre a certeza de ver no brilho dos seus olhos, no sorriso estampado na sua cara e na palavra de conforto, o apoio de todos eles! Obrigado a todos!
Quero deixar uma palavra muito especial de agradecimento ao meu amigo Luís
Testa, Presidente da Federação do Partido Socialista de Portalegre e Deputado à Assembleia da República. O Luís tem sido, ao longo dos anos, um verdadeiro companheiro de caminho. É alguém com quem partilho ideais, mas acima de tudo uma amizade sincera, feita de confiança, respeito e partilha. A sua presença, o seu apoio e os seus conselhos foram sempre importantes para mim. Foi aquele que, particularmente nos momentos difíceis, esteve sempre ao meu lado. E isso, jamais esquecerei! Por isso, nesta hora tão significativa, quero expressar-lhe o meu profundo reconhecimento e amizade. Obrigado Luís!
Quero também deixar uma palavra de sincero agradecimento à minha amiga
Maria Fonseca, Presidente da Concelhia do Partido Socialista de Monforte. A Maria foi, desde o primeiro momento, um apoio constante, uma voz de confiança e de incentivo em todas as etapas deste percurso. A sua dedicação, a sua lealdade e a sua amizade foram fundamentais para chegarmos aqui. A ela, quero expressar o meu reconhecimento, a minha gratidão e a certeza de que continuaremos juntos a trabalhar com o mesmo entusiasmo por Monforte e pela nossa terra. Obrigado Maria! “Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!”
E, por fim, uma palavra de coração à equipa do Partido Socialista.
A todos os que participaram e sustentaram esta candidatura, deixo um enorme obrigado. A todos os eleitos, mas de forma especial, a todos aqueles que não foram eleitos, muito obrigado! Como sabem, sempre disse que uma equipa não é composta só por um elemento. Desde o número um à Câmara Municipal, até ao último de uma Assembleia de Freguesia, todos têm exatamente a mesma importância! Sempre o disse enquanto desempenhava as minhas funções no
“meu” Centro de Saúde de Monforte: Qualquer funcionário é tão importante quanto o outro. O médico, não poderá dar consulta, se o assistente operacional não lhe preparar a sala, por exemplo. Tal como sempre disse no IPDJ! É tão importante o técnico superior que analisa e propõe a aprovação de candidaturas, como o técnico que abre a porta e recebe aqueles a quem servimos, ou até ao próprio motorista que assegura os transportes. Todos são igualmente importantes!
Toda a equipa trabalhou com entrega, com coragem e com espírito de serviço público. Jamais esquecerei a dedicação de todos! Desde aqueles que prepararam documentos, recolheram assinaturas, colocaram lonas e cartazes, que remendaram aqueles que se rasgaram, até aos que conduziram o carro, percorreram cada rua e recanto do nosso concelho, prepararam salas de reuniões e sessões, fizeram almoços, limparam e arrumaram a sede, que nos deram animo, entre muitas outras coisas, o meu muito obrigado! Esta foi mesmo a melhor das melhores equipas que já integrei! Parabéns malta!
Vocês nem imaginam as histórias que temos para contar, a amizade que criámos e a cumplicidade que se estabeleceu entre todos! Eles sabem … Monforte faz-se também de tudo isto. De histórias que perdurarão no tempo e na memória de cada um! Para todos eles muito, muito, muito obrigado!!! Como sempre vos disse “Bora lá pessoal!”
O resultado destas eleições ditou uma Câmara Municipal plural.
Fui eleito Presidente da Câmara, acompanhado por uma Vereadora do PS, a Raquel Pereira, que será Vice-Presidente, dois vereadores da CDU e um vereador do Movimento de Cidadãos. Abro aqui um parêntesis para falar da Raquel. Desde a primeira hora em que lhe fiz o convite, que tive a certeza que seria a escolha e a pessoa certa para este lugar. E, nestes últimos meses em que tivemos oportunidade de privar e preparar o nosso projeto para o Concelho de Monforte, essa certeza cresceu ainda mais! Que orgulho Raquel! Obrigado!
Não existe maioria absoluta na Câmara e Assembleia Municipal.
E isso é, mais do que um desafio! Assumo esta situação mais como uma
oportunidade.
Uma oportunidade para provar que sabemos colocar Monforte acima de tudo. Que a política local pode ser feita com diálogo, com respeito e com sentido de responsabilidade. Este é um momento diferente na governação do nosso Concelho.
A responsabilidade governativa não é apenas minha.
É de todos os eleitos.
De quem governa e de quem fiscaliza. De quem propõe e de quem vota essas propostas. E todos teremos de assumir as nossas responsabilidades perante os nossos eleitores. Com a mesma humildade que aceitamos o voto depositado nas urnas, teremos de ser capazes de construir pontes. Pela minha parte, e como sempre o fiz, estou totalmente disponível para falar, propor, aceitar propostas e alternativas à nossa Carta de Compromisso! Conto, por isso, com o mesmo sentido de responsabilidade por parte dos restantes vereadores, bem como de todos os membros da Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.
Este será, por isso, um mandato de compromissos e não de trincheiras.
De união e não de divisão.
Os olhos dos monfortenses estão postos em todos nós.
E temos o dever de respeitar os mandatos que nos confiaram. Foi para trabalhar, construir e melhorar a nossa terra que todos fomos eleitos! Tenho a certeza de que todos nós saberemos respeitar este sentimento.
Monforte enfrenta desafios sérios.
O despovoamento.
O envelhecimento.
A falta de oportunidades para os jovens.
Mas eu acredito.
Acredito profundamente que Monforte tem futuro.
E é por esse futuro que vamos trabalhar, todos os dias.
As nossas prioridades são claras:
Fixar população jovem, criando condições de habitação, emprego e qualidade de vida.
Ser parte ativa na resolução da falta de médicos, garantindo o direito à saúde para todos.
Concretizar a Estratégia Local de Habitação, porque sem casa não há futuro.
Reforçar o apoio às IPSS e às associações, pilares da coesão social e da solidariedade.
Apostar em educação e formação, preparando as novas gerações.
E promover investimento público e privado, que traga emprego e dinamismo económico.
Há obras, iniciativas e projetos que simbolizam bem o caminho que queremos seguir:
A rede de águas e esgotos de Santo Aleixo, há muito necessária.
A rede de águas pluviais em Vaiamonte, fundamental para a qualidade de vida urbana.
A aposta na educação dos nossos jovens e não só
A valorização e participação dos nossos seniores como voz ativa na sociedade do Concelho
A requalificação urbana em todas as freguesias, porque o desenvolvimento deve chegar a todo o concelho.
A valorização dos funcionários do município
E uma aposta firme na sustentabilidade ambiental, na gestão eficiente dos recursos e na valorização do nosso património, das nossas memórias e das nossas tradições.
Estes são compromissos reais.
Mas, mais do que obras, quero destacar a forma como governaremos: Com proximidade.
Com transparência.
Com diálogo.
Com respeito por todos.
Ser Presidente da Câmara é servir.
É ouvir.
É decidir com justiça.
É estar perto das pessoas, resolver os seus problemas e valorizar o seu esforço.
Quero ser um Presidente próximo e acessível, que governa com os cidadãos e não apenas para eles.
Quero que este seja um mandato em que o diálogo substitua o confronto, e em que o respeito substitua a divisão.
Caras e caros monfortenses,
Hoje renovamos um “Compromisso com a mudança e confiança no futuro”. Um compromisso de trabalho, seriedade e união.
O futuro de Monforte não se fará com muros, mas com pontes.
Não se fará com divisões, mas com cooperação.
Temos de acreditar.
Acreditar que Monforte pode mais.
Que Monforte merece mais.
E que todos nós, juntos, seremos capazes de o conseguir.
Monforte é uma terra de gente honesta, trabalhadora e solidária.
É por essa gente que cá estamos.
E é com essa gente que construiremos um concelho mais justo, mais dinâmico e mais próspero.
Contem comigo todos os dias, com toda a dedicação e com toda a verdade.
E eu conto convosco, com o vosso empenho, com a vossa confiança e com a vossa participação.
Porque Monforte faz-se com todos e para todos.
Vamos a isso? Conto com todos! Contem totalmente connosco!
Muito obrigado.
Viva o Concelho de Monforte!