FERIADO MUNICIPAL COM ROMARIA A NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Atualizado em 10/04/2024O Município de Monforte voltou a associar-se à realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres que, este ano, decorreram durante os dias 6, 7 e 8 de abril, no lugar com o mesmo nome localizado a cerca de 8km’s da vila de Monforte, prestando o apoio logístico necessário a algumas das atividades integradas no programa e realizando a Romaria a Nossa Senhora dos Prazeres que organiza há vários anos no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal, que se assinala na segunda-feira de Pascoela. Refira-se, aliás, que a deliberação do Executivo foi tomada em 1977 de modo a fazê-lo coincidir propositadamente com o último dia das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres porque nesse dia realizavam-se os festejos religiosos, atraindo centenas, ou milhares de devotos que aí se deslocavam em romaria para assistir à Missa e participar na Procissão que se seguia, reunindo-se posteriormente com as suas famílias e amigos numa zona campestre próxima, onde almoçavam e prolongavam o convívio até cair a noite.
Pretendendo manter viva essa tradição, o Município decidiu, então, criar as condições para que todos os interessados possam deslocar-se, juntos e em agradável convívio, em carroças, charretes e atrelados de tratores disponibilizados por agricultores, ornamentados com ramos e flores, enquanto outros o fazem a cavalo.
Este ano, porém, o São Pedro não foi muito colaborante, pois a chuva que se fez sentir durante o caminho impediu cumprir a habitual paragem nas Alvarianas, onde os participantes deveriam ter repousado e degustariam produtos gastronómicos do Concelho (vinhos, enchidos, queijos, pão, bolos) oferecidos por produtores do Concelho. No entanto, esta prova aconteceu na tenda instalada no local dos festejos.
Por outro lado, a receção aos romeiros, no lugar dos Prazeres, um dos pontos altos do evento, não decorreu como em anos anteriores, pois a chuva afastou as centenas de pessoas que aí estariam a assistir à chegada desses peregrinos.
Após a realização da missa, seguida de Procissão, realizou-se o almoço de confraternização, oferecido pelo município a toda a população e convidados, entre os quais se encontravam representantes de organismos públicos e privados, vários autarcas da região e as comitivas da Academia Sénior de Arronches, da Comissão Unitária dos Reformados e Pensionistas do Concelho de Campo Maior, do Grupo Sénior de Fronteira e das Universidades Seniores de Estremoz e de Monforte, da Associação de Romeiros da Esperança e do Centro de Recuperação de Menores de Assumar.
Refira-se, ainda, que a receita angariada (cerca de 700€) com a venda do “Lenço do Romeiro” e das tijelas para o caldo verde servido no almoço reverteu a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte.