MUNICÍPIO DE MONFORTE “INVESTE” NA SAÚDE MENTAL
Atualizado em 30/06/2023Realizou-se, na passada terça-feira, dia 27 de junho, no edifício dos Paços do Concelho de Estremoz, a sessão de encerramento do projeto POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) promovido no âmbito da Saúde Mental pela Fundação Romão de Sousa, com Sede e Comunidade Terapêutica em São Bento do Cortiço, Estremoz.
Este projeto foi desenvolvido durante o período de um ano, nos concelhos de Estremoz e Monforte, tendo em conta e respondendo às necessidades de utentes desses concelhos diagnosticados com problemas de saúde mental.
Nesta sessão estiveram presentes José Romão de Sousa, o Presidente da Fundação promotora, e José Daniel Sádio e Gonçalo Lagem, respetivamente os Presidentes das Câmaras Municipais de Estremoz e de Monforte, os municípios parceiros enquanto investidores financeiros do projeto.
Em declarações, Gonçalo Lagem reconhece que “a resposta do SNS nesta área da saúde pública é manifestamente insuficiente. Portanto, são sobretudo todos os que passam por situações desta natureza, seja de forma direta ou por familiares próximos, os que mais valorizam na plenitude a importância deste projeto. Fiquei, pois, muito satisfeito com os resultados alcançados e apresentados nesta sessão, na qual foram, ainda, considerados e avaliados os meios a reivindicar para que a continuidade do projeto possa vir a ser assegurada, e também bastante sensibilizado com os testemunhos que ouvi de alguns pacientes. Devo, sem quaisquer reservas, afirmar que foi extraordinariamente bem empregue cada cêntimo aplicado nesta parceria/projeto com a Fundação Romão de Sousa e o Município de Estremoz”.