IGREJA DE SANTA MARIA DA GRAÇA – MATRIZ DE MONFORTE
Atualizado em 26/06/2023O primitivo traçado arquitetónico perdurou praticamente inalterável entre os séculos XIII e XVIII. No século XVIII foi modificada, conferindo-lhe a atual traça. De planta retangular constituída por capela-mor, corpo central de uma só nave e coro alto apoiado em arco de volta perfeita. Altar-mor em alvernaria com dois nichos, arco de cruzeiro em estuque. No corpo central existem quatro altares laterais. A fachada exterior data do século XVIII. De linhas simples apresenta na parte superior um janelão sob o qual se encontra a porta de entrada em madeira com ombreiras em mármore. O átrio da igreja é constituído por pequena escadaria e patamar. A igreja possui uma porta lateral à direita, à esquerda encontra-se a torre. A Matriz foi sede de freguesia urbana entre o século XIII e XIX. Pertenceu ao Padroado régio entre os séculos XIII e XV, e, foi Comenda da Ordem de Cristo durante vários séculos.
Na frontaria, duas lápides de mármore celebram e perpetuam a visita de Nossa Senhora de Fátima a Monforte. Adossada a encontra-se a Capela dos Ossos. Terá sido reconstruída no lugar de uma outra em ruínas, nos finais do séc. XVII. No adro pedras tumulares jazem no pavimento e a parte traseira assenta no pano de muralha, o que evidencia que o templo estaria dentro da fortaleza.
Desde 2012 que tem estado sujeita a intervenções de conservação e restauro o que permitiu restituir aos altares e arco cruzeiro em alvenaria c/ pinturas a fresco, retábulo em talha policromada a sua leitura original.