MUNICÍPIO DE MONFORTE MANTÉM OFERTA CULTURAL ADEQUANDO RECURSOS
Atualizado em 08/04/2022A Câmara Municipal de Monforte, através da sua Biblioteca, convidou Nuno Franco Pires a falar sobre o seu primeiro romance “Searas ao vento” que foi editado em dezembro do ano transato pela Chiado Editora.
O encontro decorreu no dia 23 de setembro, a partir das 15.00h, na Sala Polivalente da Biblioteca, e juntou dezenas de pessoas que quiseram aproveitar a presença deste escritor, nascido em Elvas em 1975, para ficarem a conhecer mais sobre o seu gosto pela escrita e descobrir o que inspirou esta “história de paixões e também da luta heroica pela sobrevivência na dureza do Alentejo, sem recursos, do início do século XX. Através dos amores e desamores das suas personagens conta-se a história de várias gerações de uma família, tendo Elvas como palco desta trama densa”.
O Presidente do Município, Gonçalo Lagem, acompanhado pela Bibliotecária Municipal, Vitória Medalhas, e a Dirigente da Unidade Orgânica Sociocultural, Teresa Cunha, recebeu o convidado e na sua intervenção de abertura começou por realçar a função altamente social que a atividade desenvolvida regularmente pela Biblioteca tem assumido, habituando muitos Monfortenses a acompanhar as diversas iniciativas nas quais têm possibilidade de participar de forma ativa e não apenas como meros espectadores.
“Estas atividades”, afirmou o edil, “para além de prestigiarem os serviços prestados pela Biblioteca, dignificam todo o Município de Monforte, pois temos tendência em valorizar o que se faz nos outros Concelhos e ignoramos que o nosso é uma referência lá fora pela multiplicidade que caracteriza o leque de iniciativas que proporcionamos aos munícipes e a todos os que nos visitam. No entanto, não são atividades para encher o saco! Temos sido capazes de encontrar soluções exequíveis para contrariar os efeitos dos constrangimentos financeiros que nos afetam sem, contudo, sacrificarmos o bem-estar da população. Não vale a pena estarmos constantemente a lamuriarmo-nos pela falta de meios. Interessa, sim, levarmos por diante projetos que, ajustados às circunstâncias, respondam a muitas necessidades dos munícipes”.
“Portanto”, concluiu o autarca, “estes encontros reforçam toda a dinâmica que temos conseguido imprimir. Já perdi a conta às figuras públicas ligadas a diferentes áreas culturais que nos honraram com as suas visitas. Este livro é, pois, mais um precioso contributo pela valorização do nosso património cultural, em particular pelo respeito de tradições e costumes alentejanos”.
Entretanto, e de maneira a introduzir a intervenção do escritor, Rosa Maria Duarte, em representação do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Monforte, fez a leitura de algumas passagens da obra, dando, assim, o mote para a conversa que se desenrolou num ambiente extremamente agradável.