MUNICÍPIO APOIA DADORES DE SANGUE
Atualizado em 04/07/2023O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte, constituído há 16 anos, está integrado na Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre e, para além de outras iniciativas que tem vindo a dinamizar regularmente, organiza, em Monforte, todos os anos, duas colheitas de sangue e registo de dador de medula. Este ano, a primeira decorreu no dia 01 de julho, sendo a segunda a última do calendário anual das colheitas efetuadas no Distrito de Portalegre pela Associação, realizando-se, desta vez, no dia 16 de dezembro.
Segundo informação prestada por Carlos Alberto Eustáquio, o Presidente da Direção da Associação, “mesmo com muito calor os monfortenses não faltaram à convocatória. Compareceram no Quartel dos Bombeiros 23 dadores cheios de vontade de doar o seu sangue. Dois deles, por motivos de saúde, viram frustrada essa sua vontade. Porém, estreou-se a doar sangue mais uma dadora.
A dádiva de sangue é como uma grande roda de solidariedade… uma em cada três pessoas irá necessitar de uma transfusão ao longo da vida. Diariamente os hospitais portugueses necessitam de mais de 1.000 unidades de sangue para fazerem face às necessidades. Dá quem pode, recebe quem precisa. Poderemos ser nós próprios ou um familiar ou amigo. Dar sangue é um ato de amor para com o próximo.
Agradecemos aos dadores de Monforte por mais uma vez responderem à nossa chamada. Continuem a espalhar a vossa solidariedade”.
À semelhança dos anos anteriores, colaboraram na organização desta colheita a Câmara Municipal (para além da elaboração e impressão do material gráfico para divulgação da colheita, ofereceu o almoço), as quatro Juntas de Freguesia do Concelho (organismos parceiros do Grupo de Dadores), a Associação dos Bombeiros Voluntários (que cedeu as instalações), o Ministério da Saúde e o Instituto Português do Sangue.