ANTA DA RABUJE ATRAI CAMINHEIROS
Atualizado em 18/11/2022A segunda edição do “Festival de Caminhadas TransAlentejo – TransAlentejo Walking Festival” realizou-se de 14 de outubro a 06 de novembro de 2022, durante o qual foi possível conhecer e percorrer os 50 percursos pedestres que fazem parte da estruturação base do Alentejo como destino privilegiado de caminhadas.
A caminhada organizada pelo Município de Monforte, através dos seus Serviços de Arqueologia e Desporto, realizou-se no dia 6 de novembro e juntou 20 participantes que ao longo de um percurso de 12kms se deixaram deslumbrar pelas paisagens tipicamente alentejanas de montado e ficaram a conhecer a Anta da Rabuje.
Considerado o maior evento de turismo de caminhada em Portugal, o Festival de Caminhadas TransAlentejo reservou os fins de semana à agenda de passeios pedestres e os restantes dias a eventos de pensamento territorial e aos Seminários de Turismo sobre temáticas que associam os produtos turísticos ao território e ao desenvolvimento local. Estes eventos tiveram a participação de vários convidados nacionais e estrangeiros para se conversar, divulgar e compreender casos de estudo de variados destinos.
Ao longo do Festival foram organizadas várias visitas de apresentação com operadores turísticos e imprensa especializada, nacionais e estrangeiros, a fim de se ganhar uma dimensão promocional global do Alentejo como destino de turismo de natureza.
O sucesso da iniciativa baseia-se numa participação ativa e empenhada de todos os municípios aderentes ao evento, numa lógica de gestão coletiva e participada conforme definem os princípios das políticas de sustentabilidade.
Esta estruturação está efetuada em todos os concelhos do Alentejo com a sinalização e informação plena de uma rota por município, as quais estão editadas em quatros guias impressos, com versões em português e inglês.
Após a criação, sinalização e edição das rotas pedestres, este é o momento de dar a conhecer de forma global e abrangente o produto turístico de caminhadas, também conhecido por “walking”, que é atualmente o único transversal a todos os municípios do Alentejo.
Este evento é uma organização da Turismo do Alentejo ERT e conta com a participação ativa de todos os municípios do Alentejo. A coordenação é da responsabilidade da SAL Sistemas de Ar Livre, integrado na marca global Portugal Walking Festival.